Auxiliar da Seleção Sub-20, Jessica Lima exalta integração com a comissão da Seleção Principal

Auxiliar da Seleção Sub-20, Jessica Lima exalta integração com a comissão da Seleção Principal

Auxiliar-técnica do treinador Jonas Urias, Jessica Lima explicou a importância da preparação de base para que as atletas subam de categoria, e destacou os benefícios do trabalho conjunto entre as comissões.

Seleção Feminina Sub-20 faz primeiro treino em Brasília. Jessica Lima Seleção Feminina Sub-20 faz primeiro treino em Brasília. Jessica Lima
Créditos: Júlio César Silva/CBF

A Seleção Principal inicia um novo ciclo após a Olimpíada de Tóquio, e a técnica Pia Sundhage está apostando em jogadoras que já passaram pelas categorias de base para essa renovação, como Angelina, Bruninha, Duda, Lauren, Nycole e Yasmin. A auxiliar-técnica da Seleção Feminina Sub-20, Jessica Lima, comentou sobre a importância e os benefícios dessa integração entre as comissões.

Em entrevista ao site da CBF, Jessica afirmou que o objetivo da Sub-20 é preparar as atletas para subirem de categoria mais preparadas fisicamente, confiantes, e jogando um futebol de nível internacional, dentro das características buscadas por Pia.

“O trabalho de base é muito importante para que a gente construa um perfil de atleta à nível internacional. Essa é a nossa busca, enquanto Sub-20, para fomentar a categoria principal. Buscamos fazer com que essas atletas cheguem sentindo menos o peso de vestir a camisa da Seleção Brasileira, com mais confiança, um laço competitivo de nível internacional e fisicamente mais preparadas. Jogadoras que tenham o perfil que a Pia acredita ser adequado para sermos campeãs mundiais e olímpicas”, explicou a auxiliar do técnico Jonas Urias.

Jessica Lima esclareceu que essa conexão com a Seleção Principal é importante para trazer uma evolução ao modelo de jogo da base, e para manter Pia atualizada sobre as características físicas, técnicas, táticas e psicológicas das atletas.

“O benefício dessa integração é conseguir trazer para o nosso trabalho um pouco do que a Pia vê à nível internacional. Trazer para o nosso modelo de jogo algumas características importantes que contribuam para que a gente jogue no melhor nível. Esse trabalho conjunto faz com que a gente consiga municiar a Seleção Principal sobre as características das atletas, para eles terem essa observação mais próxima. Então, a gente leva mais informações para que a Pia olhe dentro do que ela acredita sobre as jogadoras, em termos de características físicas, técnicas, táticas e até psicológicas”, disse Jessica.

Seleção Feminina Sub-20 faz primeiro treino em Brasília. Jessica Lima Auxiliar do técnico Jonas Urias, Jessica Lima comanda treino da Seleção Sub-20, em Brasília
Créditos: Júlio César Silva/CBF

A Seleção Principal está convocada para Jogos Preparatórios contra a Argentina, e algumas das novidades desta lista são a lateral Bruninha e a zagueira Lauren. Estreantes da equipe de Pia, elas já estiveram na Sub-20, assim como Angelina, Duda, Nycole e Yasmin. Jessica falou sobre essas convocações serem um reconhecimento do trabalho da Seleção Sub-20 e um resultado da integração entre as categorias.

“Já vemos esses resultados, por exemplo, com Angelina e Nycole, que já foi outras vezes, mas esteve conosco aqui também. Também tivemos a Bruninha e a Lauren, que foram convocadas pela primeira vez para Principal. Vemos jogadoras que estiveram conosco há um bom tempo, e agora estão tendo a oportunidade na Seleção Principal, e isso é um reconhecimento do nosso trabalho e empenho enquanto Seleção Sub-20”, concluiu.

Seleção Feminina Sub-20 faz primeiro treino em Brasília. Jessica Lima Jessica Lima em treino da Seleção Feminina Sub-20
Créditos: Júlio César Silva/CBF

Seleção Feminina Sub-20 está reunida, desde o dia 13 de setembro, para um período de treinamentos em Brasília (DF). Durante a preparação, a Canarinha ficará concentrada no CT do Brasiliense, na capital federal, e fará dois jogos-treinos diante do Real Brasília e Minas Brasília, nos dias 18 e 21, quando encerra a janela de Data FIFA. 

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil