
Sorteio foi realizado em Rabat
DivulgaçãoA Seleção Brasileira Feminina Sub-17 terá Marrocos, Itália e Costa Rica como adversários na primeira fase do Mundial da categoria, que será disputado no Marrocos, em outubro e novembro deste ano. A definição dos grupos da competição se deu nesta quarta-feira (4) por sorteio.
Também já houve a definição de que a partida de abertura do Mundial será entre Brasil e Marrocos.
O evento foi realizado na Academia de Futebol Mohammed VI, em Rabat, no Marrocos. Esta será a nona edição da Copa do Mundo Feminina Sub-17.
O Brasil está no Grupo A. Já a atual campeã, a Coreia do Norte, está no Grupo B, ao lado de Camarões, México e Holanda.
No sorteio, a Amarelinha foi representada pela técnica da Seleção Sub-17, Rilany Silva, e pelo gerente das categorias de base femininas da CBF, Gabriel Mastrodomenico.
"A Itália é uma camisa fortíssima, tem tradição, dispensa comentários. A Costa Rica oscila entre ser a terceira e quarta seleção da Concacaf, tem um jogo de muita velocidade e está acostumada a enfrentar seleções fortes, como EUA, Canadá e México. Já o Marrocos, além de sua qualidade técnica, vai contar com o apoio da torcida e é um país que tem investido muito na base feminina", disse Mastrodomenico.
O torneio de 2025 será a primeira edição da Copa do Mundo Feminina Sub-17 a ter 24 seleções, com todas as partidas sendo realizadas na capital marroquina, Rabat. Essa também será a primeira edição da competição a ser disputada no continente africano.
Para a coordenadora geral das Seleções Femininas da CBF, Cris Gambaré, o sorteio da Copa do Mundo Feminina Sub-17 de 2025 marca um passo importante para o fortalecimento da modalidade. A partir deste ano, o torneio passa a ser anual e terá sede fixa no Marrocos até 2029, com a participação de 24 seleções.
"Isso é um reflexo claro do crescimento e da valorização do futebol feminino em escala global. Ficamos em um grupo com seleções fortes, e nossa estreia será contra o Marrocos, país-sede. Será um jogo marcante e uma grande abertura para a competição", disse Cris Gambaré, que acrescentou:
"Vejo essa como uma oportunidade valiosa para que a nossa base apresente seu novo conceito de jogo e reforce o DNA do futebol brasileiro. Tenho plena confiança de que a comissão técnica conduzirá esse processo com excelência."
Confira como ficaram os grupos:
Grupo A: Brasil, Costa Rica, Itália e Marrocos
Grupo B: Camarões, Coreia do Norte, México e Holanda
Grupo C: China, Equador, Noruega, EUA
Grupo D: Canadá, França, Nigéria, Samoa
Grupo E: Colômbia, Costa do Marfim, Coreia do Sul, Espanha
Grupo F: Japão, Nova Zelândia, Paraguai, Zâmbia