A Seleção Brasileira Sub-17 goleou a Costa Rica por 7 a 1 neste domingo (24) e encerrou a segunda e última fase de preparação para a Copa do Mundo. Em um dia chuvoso em Florianópolis, a Amarelinha brilhou no Estádio da Ressacada e conquistou a vitória com um marcador elástico.
Entre os destaques brasileiros, está Andrey Fernandes, autor de três gols e de uma assistência. Além dele, Tiago também teve boa atuação, com um tento e dois passes para gol. Gustavo Gomes, Pietro e Rocha completaram o placar.
A próxima convocação da categoria já será para o Mundial, que será realizado em novembro, no Catar. Classificada como campeã sul-americana, a Amarelinha está no Grupo H e enfrenta na primeira fase Honduras, Indonésia e Zâmbia.
Seleção Sub-17 goleiou a Costa Rica por 7 a 1 na RessacadaCréditos: Leo Piva/ Staff Images / CBF
Presenças importantes
Além dos torcedores brasileiros, o amistoso contou com a presença do presidente da CBF, Samir Xaud, que fez questão de acompanhar a Seleção Sub-17 na capital catarinense. O vice-presidente da entidade e presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, também assistiu ao jogo.
Coordenador das categorias de base das Seleções Masculinas, Branco esteve presente na partida, assim como os tetracampeões Taffarel, cujo objetivo era analisar os arqueiros do Brasil, e Márcio Santos, que prestigiou o duelo.
Presidente da CBF, Samir Xaud, conversou com os jogadores da Seleção Sub-17 após a goleada sobre a Costa RicaCréditos: Leo Piva/ Staff Images / CBF
O Jogo
Pietro Tavares anotou o primeiro gol do Brasil aos 18 minutos do primeiro tempo. Após passe de Andrey Fernandes, ele disparou em velocidade e, cara a cara com o goleiro costa-riquenho, teve frieza para escolher o canto e marcar. A Costa Rica empatou dez minutos depois, com Farrier.
Andrey Fernandes anotou três gols sobre a Costa Rica na RessacadaCréditos: Leo Piva/ Staff Images / CBF
A Amarelinha se recolocou em vantagem ainda na etapa inicial. Andrey Fernandes foi às redes, após desviar em cobrança de escanteio, aos 39, e Gustavo Gomes, que tirou proveito da grande jogada de Felipe Morais e chutou colocado, aos 43.
No segundo tempo, uma vitória confortável se tornou um placar dilatado. Escalado como o jogador mais avançado em campo, Andrey Fernandes estava bem colocado para aproveitar o rebote de chute de Gustavo Gomes e aumentar a vantagem brasileira para 4 a 1, aos 11 minutos. Aos 17, o camisa 20 atingiu o hat-trick, com um tento de cabeça.
Tiago comemora gol sobre a Costa RicaCréditos: Leo Piva/ Staff Images / CBF
Na sequência, no minuto 22, Tiago recebeu passe dentro da área, limpou o zagueiro e acertou uma finalização certeira no canto. E Rocha colocou números finais na goleada da Seleção com um cabeceio certeiro aos 41 minutos.
Escalação
Lucas Andrade (João Pedro); Arthur Ryan, Vitão, Luis Eduardo (Breno Sales) e Derick (Geovanne); Luis Pacheco, Gustavo Gomes (Dell) e Felipe Morais (Pietro Falcetta); Gabriel Mec (Tiago), Pietro Tavares (Luis Gustavo) e Andrey Fernandes (David Nogueira).
Escalação da Seleção Sub-17 para o amistoso com a Costa Rica, na RessacadaCréditos: Leo Piva/ Staff Images / CBF