
FIFA criou o "Prêmio Marta" para o gol mais bonito da temporada no futebol feminino
Michael Regan/FIFAHoje é aniversário de um dos ícones do futebol mundial. Nesta quarta-feira (19), Marta Vieira da Silva, a Rainha, completa 39 anos. Atualmente jogadora atua pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos, e renovou o contrato com o clube recentemente.
Nascida em Dois Riachos, em Alagoas, no dia 19 de fevereiro de 1986, Marta dedicou toda sua vida ao futebol e alcançou feitos históricos com a Seleção Brasileira.
Ela foi medalhista de prata nas Olimpíadas três vezes (Atenas, 2004; Pequim, 2008; Paris, 2024), bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e vice-campeã da Copa do Mundo (2007), além de ter conquistado três vezes o título da Copa América (2003, 2010 e 2018).
Marta com sua terceira medalha de prata das Olimpíadas; Rainha é a maior medalhista do futebol brasileiroCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Individualmente Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. A atleta ainda participou da campanha do Orlando Pride na conquista do título inédito da NWSL (Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos).
A jogadora ainda fez história ao ser homenageada pela FIFA com a criação do "Prêmio Marta" no FIFA The Best, que homenageia o gol mais bonito da temporada no futebol feminino. Marta ainda venceu a primeira edição deste prêmio em 2024 com um gol pela Seleção Brasileira.
Fora do futebol, a Rainha foi nomeada como embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, sendo a primeira latino-americana a receber o título.
Marta comemora golaço marcado sobre a Austrália em Recife em 2024Créditos: Lívia Villas Boas/CBF

.png&w=3840&q=75)