A Seleção Sub-20 realizou o último treino na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), antes de embarcar rumo à Copa do Mundo. A delegação viaja para a capital chilena na noite desta terça-feira (23). O goleiro Otavio analisou os treinamentos e destacou a importância de utilizar a estrutura disponibilizada pela CBF.
"Foram dois dias rápidos de treino, mas muito bons. A gente pôde aproveitar a estrutura ao máximo aqui da Granja. É um prazer estar aqui, é sempre uma honra. Hoje a gente faz nossa viagem para o Chile e a gente espera consagrar o Brasil campeão desse Mundial", disse.
Em entrevista à CBF TV, o atleta do Cruzeiro falou sobre o sentimento de vestir a Amarelinha em um Mundial.
“É como eu sempre falei, penso que (ir para a Copa do Mundo) é a coroação não só do meu trabalho, mas de todos que estão aqui. É lógico que a gente fica ansioso, é inevitável, mas estamos confiantes no nosso trabalho", afirmou.
Seleção Brasileira Sub-20 encerra atividades na Granja ComaryCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Dos 21 atletas convocados pelo técnico Ramon Menezes, 19 já estão junto da delegação. Apenas os atacantes Wesley, do Al Nassr, e Pedrinho, do Zenit, se apresentarão no Chile.
Durante estes dois dias de treino na região serrana do Rio, os atletas Marquinhos (Botafogo), Kauan Toledo (Botafogo), Carbone (Flamengo), Pablo (Flamengo), Pedro Leão (Flamengo) e Ramon Rique (Vasco), foram chamados para completar as atividades.
PRESENÇA ESPECIAL
Durante o treino desta terça, alguns membros da Diretoria de Seleções e da comissão técnica da Seleção Masculina Principal marcaram presença, entre eles o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, o gerente Cícero Souza, o coordenador técnico, Juan Santos, o analista de desempenho, Thomaz Araújo, e o preparador físico, Cristiano Nunes. O coordenador da preparação de goleiros da CBF, Taffarel, esteve presente durante toda a passagem da Seleção Sub-20 pela Granja Comary.
Além disso, o diretor das categorias de base do Flamengo, Alfredo Almeida, e o chefe da captação das categorias de base rubro-negras, Ricardo Perlingeiro, também acompanharam a atividade.
Branco, Ricardo Perlingeiro, Ramon Menezes, Alfredo Almeida e Rodrigo Caetano durante encontro na Granja Comary Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
CHEFE DE DELEgaÇÃO
A convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o presidente da Federação Piauiense de Futebol, Robert Brown Carcará será o chefe de delegação da Seleção Brasileira durante a disputa da Copa do Mundo Sub-20. Ele se juntará à delegação já no Chile.
"Representa uma grande satisfação e honra. É a primeira vez que serei chefe de delegação. É motivo de muita satisfação para o meu estado. Espero ser pé quente e que o Brasil consiga conquistar esse troféu", disse Brown.
O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou a experiência de Robert Brown com um ponto muito positivo para a delegação do Brasil.
"A experiência de Robert Brown é um reforço valioso pra nossa Seleção Sub-20, que viaja ao Chile em busca do hexa. Tê-lo com a Seleção nessa jornada mostra também o olhar da nova gestão da CBF para as federações. Estamos fazendo uma gestão realmente democrática e participativa, e é fundamental ter os parceiros dos Estados ao nosso lado, agregando conhecimento e trazendo olhares dos mais variados para enriquecer nosso trabalho", afirmou.
AGENDA
A equipe do técnico Ramon Menezes chega no Chile na madrugada de quarta-feira (24) e, neste mesmo dia, treina às 18h.
Seguindo o protocolo da FIFA, os treinos da Seleção Brasileira Sub-20 terão os primeiros 15 minutos abertos à imprensa credenciada para a competição, podendo um deles ser totalmente de portões fechados.
Além do treino de quarta, o Brasil vai a campo na quinta (25), sexta (26) e sábado (27), às 18h. Vale destacar que a programação está sujeita à alterações sem aviso prévio.
Seleção Brasileira Sub-20 encerra atividades na Granja ComaryCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
CONFRONTOS DA PRIMEIRA FASE
A estreia da Amarelinha no Mundial será no dia 28 de setembro, às 20h, contra o México. No dia 1º de outubro, o Brasil enfrenta o Marrocos, também às 20h. A última partida da fase de grupos será diante da Espanha, no dia 4 de outubro, às 17h. Todos os confrontos desta primeira etapa serão no Estádio Nacional do Chile.