
Ricardo comemora gol sobre o Chile pelo Sul-Americano Sub-20; CBF definiu a programação para as Copas do Mundo Sub-20 e Sub-17
Rafael Ribeiro/CBFO Departamento de Seleções da CBF definiu a programação das categorias Sub-20 e Sub-17 para a disputa das Copas do Mundo da categoria. Em setembro, a Seleção Sub-20 irá ao Chile para o Mundial, enquanto a Sub-17 disputará a competição no Catar, em novembro.
O Brasil conquistou a vaga para as duas competições sendo campeão sul-americano, feito que também ocorreu em 2023.
Jogadores da Seleção comemoram após o título do Sul-Americano Sub-17Créditos: Nelson Terme/CBF
Seleção Sub-20
Do dia 2 a 10 de junho, a Seleção Brasileira Sub-20 realizará três amistosos no Cairo, capital do Egito, onde enfrentará os donos da casa, a Arábia Saudita e a Coreia do Sul. Em agosto, entre os dias 4 e 12, o treinador Ramon Menezes comandará treinos e terá amistosos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), com adversários a serem definidos.
“Vamos ter a oportunidade de estar com os atletas nas duas próximas datas FIFA. Na primeira, vamos para o Egito, que é um investimento feito pela CBF e que vai nos dar a possibilidade de enfrentar seleções que fogem do que enfrentamos no Sul-Americano. Vamos começar a pensar e ver o nível da Copa do Mundo. Esse período vai nos dar a chance de fazer bons jogos e treinos e ir mais preparados para a Copa”, disse Ramon.
Seleção Brasileira comemora a conquista do Sul-Americano Sub-20, na VenezuelaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
A última fase da preparação acontecerá do dia 1º a 23 de setembro. O Mundial começará no dia 27. No fim deste mês de maio, a FIFA organizará o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em Santiago.
“Não podemos prever muita coisa e temos que estar sempre preparados. Sabemos como é uma Copa do Mundo, na última edição caímos no grupo da morte, com Nigéria e Itália, e a Copa é assim. Quem pegar um grupo forte na primeira fase e passar, vai com uma força muito grande para as oitavas, quartas e daí por diante, que é o objetivo quando se está na Seleção Brasileira”, acrescentou.
Seleção Brasileira comemora a conquista do Sul-Americano Sub-20, na VenezuelaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Seleção Sub-17
No período de 16 a 27 de junho, a Amarelinha treinada por Dudu Patetuci realizará treinamentos e amistosos na Granja Comary. Em agosto, dos dias 15 a 24, haverá nova preparação, em local a ser definido.
“Os períodos de preparação pré-Copa são muito importantes. Há 20 dias conquistamos o Sul-Americano, e acredito que, com essas duas preparações e a última para a Copa, vai nos dar a possibilidade de fortalecer o grupo. Nos clubes, existem processos e modos de jogar diferentes, e a gente precisa estar juntos para desenvolver cada vez mais a coletividade e a sinergia para fazer uma boa Copa do Mundo”, afirmou Patetuci.
Seleção Brasileira comemora a conquista do Sul-Americano Sub-17, na ColômbiaCréditos: Nelson Terme/CBF
A definição dos grupos da Copa do Mundo Sub-17 se dará em Doha, no Catar. A partir da edição deste ano, o Mundial irá estrear o novo formato com 48 seleções e passará a ser realizado anualmente. Até 2029, terá como sede o Catar.
“O sorteio da Copa do Mundo vai acontecer em breve, e naturalmente ficamos ansiosos para saber quais são as seleções que vamos enfrentar e também por ser a primeira Copa com 48 seleções. A gente acredita que esse formato vai ser bom, porque terá mais jogos, e temos a possibilidade de crescer dentro da competição”, concluiu.
Seleção Brasileira comemora a conquista do Sul-Americano Sub-17, na ColômbiaCréditos: Nelson Terme/CBF
Seleção Sub-15
Além das Seleções Sub-20 e Sub-17, a Seleção Sub-15 disputará a Copa 2 de Julho, em Salvador. A convocação terá início a partir do dia 26 de junho. O torneio irá se encerrar no dia 15 de julho.
“O objetivo da CBF é sempre fortalecer as categorias de base. O presidente Ednaldo vem dando atenção e investindo no processo de formação. Dos últimos quatro Sul-Americanos, fomos bicampeões Sub-20 e Sub-17, e isso não é fácil. Estamos sempre competindo pelo trabalho que fazemos, com total apoio da entidade e do presidente”, destacou Branco, coordenador das Seleções Brasileiras de Base.