Seleção Brasileira

Cafu faz 55 anos: capitão do penta, símbolo da Seleção e eterno camisa 2 do Brasil

Único jogador a disputar três finais seguidas de Copa, o ex-lateral é homenageado pela CBF por sua trajetória vitoriosa, carisma inesquecível e legado dentro e fora de campo

Assessoria CBF
07/06/2025 - 11h33
Atualizado há 3 meses
Compartilhe:
Cafu e a taça de 2002

Cafu e a taça de 2002

Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza e reverencia Cafu, capitão do penta, único jogador a disputar três finais consecutivas de Copa do Mundo e o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira. O lateral direito que marcou gerações completa 55 anos de idade neste sábado, 7 de junho.

A imagem do capitão dizendo “eu te amo, Regina”, em cima de um púlpito, com a camisa amarela gravada à mão com os dizeres “100% Jardim Irene” enquanto segura a taça da Copa do Mundo é uma cena que o brasileiro fã de futebol guarda com carinho na memória. Ela sintetiza o espírito de Marcos Evangelista de Morais, o Cafu: um jogador dedicado, apaixonado, transgressor, fiel às origens. Um campeão.

Abraço de majestades do futebol mundialCréditos: Divulgação

A história do jogador começou no São Paulo Futebol Clube, onde foi revelado e conquistou a Taça Libertadores da América em 1992 e 1993 e o Mundial Interclubes de 1992. Esta trajetória o garantiu na sua primeira grande fase com a Seleção Brasileira, e carimbou seu passaporte para a Copa do Mundo de 1994, onde foi campeão e disputou sua primeira final.

Na Copa do Mundo seguinte ele experimentou o dissabor de ver a França levar a taça. Mas seu DNA campeão falou mais alto em 2002, quando, usando a braçadeira de capitão, foi peça fundamental na conquista da estrela que garante até hoje ao Brasil a hegemonia do futebol mundial. Cafu ainda tem dois títulos da Copa América (1997 e 2000) e um da Copa da Confederações (1997) defendendo a Seleção Brasileira.

Único a disputar três finais de Copa do MundoCréditos: Divulgação

Hoje ele segue craque fora dos campos, atuando em projetos sociais da Fundação Cafu, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social na zona sul de São Paulo, além de ser embaixador global da FIFA e da CBF em eventos sociais. Vida longa, Cafu!

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.