Seleção Brasileira

Dulce Maria projeta desempenho em amistoso contra o Japão

Natural de São Bento do Trairi, interior do Rio Grande do Norte, Dulce relembra início no futsal, destaca união do grupo na preparação para mundial e celebra a chance de disputar sua primeira Copa do Mundo

Assessoria CBF
12/10/2025 - 16h15
Atualizado há cerca de 5 horas
Compartilhe:
Dulce vive o sonho de disputar primeira Copa do Mundo

Dulce vive o sonho de disputar primeira Copa do Mundo

Fabio Souza/CBF

Neste domingo (12), a Seleção Brasileira feminina sub-17 fez o último treino para um grande teste antes da estreia no Mundial. O Brasil fará um amistoso internacional diante do Japão nesta segunda (13), às 11h30 (horário local), em Benslimane, no Marrocos. O duelo será uma importante oportunidade para a comissão técnica fazer os últimos ajustes antes da estreia no Mundial em solo marroquino. A meio-campista Dulce Maria projeta que o grupo terá um grande desempenho no jogo. “A expectativa é boa. Acho que vamos conseguir colocar em prática o que estamos treinando”, afirma.

Atleta do Corinthians, Dulce está na sua primeira Copa do Mundo. A adaptação ao fuso horário e treinos intensos fazem parte da sua nova rotina. Para ela, isso tem sido um desafio à parte. “Fuso horário e alimentação é um pouco difícil, mas estou começando a me adaptar.”

Dulce em treino da Seleção Brasileira Sub-17 em Benslimane, MarrocosCréditos: Fabio Souza/CBF

Natural de uma pequena cidade chamada São Bento do Trairi, a 137 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Dulce começou no futsal ao lado da irmã gêmea, Maria Clara. As duas jogavam com meninos da cidade e, mais tarde, formaram um time feminino na própria escola. O talento chamou atenção de olheiros nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB'S) de 2022 e, mesmo sem nunca ter jogado futebol de campo, Dulce foi convidada para um teste no Corinthians para as categorias de base. A transição do futsal para o campo foi difícil, mas a adaptação veio com esforço, dedicação e deu certo. Hoje, vestir a camisa da Amarelinha é uma realidade.

“Deu tão certo que hoje estou na Copa do Mundo. Desde criança, meu sonho era estar na Seleção. Hoje estou no mundial. Minha família não acredita”, conta sorrindo. A convocação foi motivo de grande emoção para toda a família, especialmente para irmã, Maria Clara, que atualmente também é atleta do Corinthians. “Meu pai está todo dia perguntando como estou. Minha mãe e minha irmã estão muito felizes também.”

Seleção Brasileira Sub-17 reunida após o treino em Benslimane, no Marrocos, na preparação para mundialCréditos: Fabio Souza/CBF

Quando perguntada sobre o que significa vestir a camisa da Seleção Brasileira e disputar uma Copa do Mundo, ela resume: “Felicidade”. E sobre o que é preciso para levantar a taça, ela responde com convicção. “Se a gente continuar unida como está, vamos conquistar essa estrela.”

A equipe comandada por Rilany Silva está no Grupo A, ao lado de Marrocos, Itália e Costa Rica, e busca conquistar o inédito título da Copa do Mundo Sub-17. A estreia do Brasil será justamente no jogo de abertura da competição, diante das anfitriãs. O confronto contra o Marrocos está marcado para o dia 17 de outubro, às 20h (horário local) e 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Complexo Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.