
Seleção Brasileira desembarca em Xanxerê para Torneio Internacional de Futsal
Nelson Terme/CBFA Seleção Brasileira feminina de futsal desembarcou nesta quarta-feira (13) em Xanxerê, onde se prepara para disputar o Torneio Internacional de Futsal, que será realizado no município pelo terceiro ano consecutivo, entre os dias 16 e 24 de agosto. A competição reúne Brasil, Marrocos, Colômbia e Guatemala, e todos os jogos serão realizados na Arena Ivo Sguissardi.
As 14 convocadas pelo treinador Wilson Sabóia se apresentaram à tarde: as goleiras Bianca (Stein) e Júlia (CBF); as fixas Taty (CMB), Camila (CBF) e Luana Rodrigues (Stein); as alas Luana Moura (Taboão), Amandinha (Melilla), Emily (Melilla), Débora Vanin (CMB), Simone (WFC Kristall), Tampa (CBF) e Jessika (Kick Off); e as pivôs Natalinha (Taboão) e Ana Luiza (Melilla).
Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, dá as boas-vindas para a delegação do Brasil na chegada a XanxerêCréditos: Nelson Terme/CBF
À noite, a delegação recebeu no hotel onde está hospedada a visita do prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, e do secretário municipal de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Júnior. O prefeito deu as boas-vindas e desejou que a equipe se sinta “em casa”, ressaltando o papel das atletas como inspiração para as novas gerações. “O nosso objetivo é que a vinda da Seleção estimule crianças e adolescentes a prática esportiva. Tenho certeza que quando os pais e as mães levam as crianças lá no ginásio para assistir, no dia seguinte vão querer praticar futsal porque se inspiram nas atletas”, afirmou Martarello.
O secretário Luiz Paglia também destacou a expectativa pela presença do público. “A gente deseja muito levar as famílias para dentro do nosso ginásio para receber a seleção brasileira. Temos um povo acolhedor e que, sem dúvida nenhuma, faz a diferença com o ginásio lotado com uma recepção muito calorosa.
Lavoisier Freire, gerente das Seleções de Futsal, comemorou que Xanxerê será capital do futsal feminino pela terceira vez. “Aqui sempre foi emblemático para o futsal feminino. Então a ideia é dar continuidade pra que aqui seja um polo do futsal feminino onde a seleção se sentisse bem aqui acolhida e também ter no nosso calendário todos os anos essa competição. A prefeitura de Xanxerê abraçou e a gente já está na terceira edição com objetivo de inspirar jovens da cidade e criar ídolos no futsal feminino”, revelou.
Banda do Bucha de Xanxerê recepcionou as atletas da Seleção Créditos: Nelson Terme/CBF
Depois, as jogadoras foram recebidas com uma apresentação de percussão da Banda do Bucha de Xanxerê. Sob a regência do maestro Sidney Debastiani, o grupo — formado por jovens do município — busca valorizar a tradição musical das bandas marciais e fanfarras, com forte presença na história da região.
A capitã da Seleção, a fixa Taty, acompanhou atenta a apresentação e elogiou a recepção da cidade para esta terceira edição do Torneio Internacional. “Vamos nos preparar, cuidar dos detalhes e testar nosso nível de preparação para o Mundial. É aproveitar ao máximo para chegar lá prontas: temos um objetivo e a certeza de que o Brasil será um dos favoritos e dará o melhor, como sempre,” comentou.
O Torneio Internacional terá sua primeira fase nos dias 20, 21 e 22 de agosto, com as seleções em busca da classificação para as finais, marcadas para 24 de agosto. Esta é a terceira edição do torneio de Xanxerê — o Brasil é o único campeão até hoje — e será o último compromisso oficial da Seleção antes da Copa do Mundo, que será disputada nas Filipinas entre 21 de novembro e 7 de dezembro.