Pelé 80 anos: a coroação com o tricampeonato na Copa do Mundo de 1970

Pelé 80 anos: a coroação com o tricampeonato na Copa do Mundo de 1970

Em sua última Copa do Mundo, Rei do Futebol afirmou sua posição como maior jogador de todos os tempos, como grande nome da conquista brasileira.

Pelé é abraçado por companheiros após gol de Carlos Alberto na final da Copa do Mundo de 1970 Pelé é abraçado por companheiros após gol de Carlos Alberto na final da Copa do Mundo de 1970
Créditos: FIFA/Reprodução

Três vezes Pelé. Três vezes Brasil. Na Copa do Mundo de 1970, o Rei do Futebol escreveu o seu último e mais bonito capítulo nas Copas do Mundo. Camisa 10 de uma Seleção Brasileira recheada de craques, ele conduziu o Brasil a uma conquista histórica, que isolou o país como o maior campeão da história das Copas e garantiu a posse permanente da Taça Jules Rimet.

No Mundial do México, Pelé foi titular em todos os seis jogos da Seleção Brasileira, marcou quatro gols, deu seis assistências e foi eleito o Melhor Jogador da Copa do Mundo. Mais do que os gols, os passes, as jogadas e as vitórias, o Rei deixou o México com um legado incalculável. Amado por torcedores de todo o mundo, o Rei definiu, com notas de poesia e magia, sua trajetória com a Amarelinha.

Sob o comando corajoso de Zagallo, o Brasil foi à Copa do Mundo com uma escalação que reunia, ao redor de Pelé, jogadores do quilate de Tostão, Jairzinho, Rivellino e Gerson. Com a frustração de 1966 na bagagem, a Seleção chegou determinada a transformar a desconfiança em motivação. E foi assim desde o primeiro jogo.

Logo na estreia, o Brasil reencontrou a Tchecoslováquia, rival contra o qual o Rei se lesionou na Copa do Mundo de 1962. Desta vez, porém o final foi bem mais feliz. A Seleção até saiu atrás, mas virou o placar. Pelé fez o segundo gol da Amarelinha na partida, que terminou com vitória brasileira por 4 a 1.

Escalação da Seleção Brasileira para Brasil x Romênia na Copa do Mundo de 1970 Escalação da Seleção Brasileira para Brasil x Romênia na Copa do Mundo de 1970
Créditos: FIFA/Reprodução

Na segunda rodada, o Brasil teve provavelmente um dos jogos mais complicados da campanha. Contra a Inglaterra, os defensores do título mundial, a Seleção mostrou sua força e venceu por 1 a 0, com gol de Jairzinho. O Furacão da Copa marcou após assistência de Pelé. Para fechar a fase de grupos, a Seleção Brasileira derrotou a Romênia por 3 a 2, com mais dois gols de Pelé. Um deles, inclusive, de falta.

Na fase eliminatória, Pelé não foi às redes contra Peru e Uruguai, mas deixou sua marca com passes e com a habilidade que lhe fez famoso. Contra o Peru, participou dos gols brasileiros e liderou a Seleção em um combate complicado com La Albirroja, que tinha o genial Teofilo Cubillas. Diante do Uruguai, algoz na final da Copa do Mundo de 1950, Pelé comandou o Brasil e eternizou um lance em que a bola não entrou. Após receber lançamento rasteiro, o 10 usou o corpo para driblar o goleiro Mazurkiewicz e ficar sozinho com o gol. Mas a finalização cruzada passou raspando a trave e a jogada ficou marcado para sempre como exemplo da genialidade de Pelé, mesmo que não tenha terminado em gol.

Na final, contra a Itália, Pelé voltou a ser decisivo. Ele marcou o gol que abriu a vitória por 4 a 1 e ainda deu os passes para os gols de Jairzinho e Carlos Alberto Torres. O placar ficou completo por Gerson, o Canhotinha de Ouro. Aquela seria a última partida oficial de Pelé com a camisa da Seleção Brasileira. Após o apito final, o Rei foi celebrado no gramado do Estádio Azteca, festejado por torcedores, policiais e jornalistas presentes, que invadiram o gramado para comemorar com a delegação do Brasil.

Pelé comemora título da Copa do Mundo de 1970 no Estádio Azteca Pelé comemora título da Copa do Mundo de 1970 no Estádio Azteca
Créditos: Reprodução/FIFA

Pelé na Copa do Mundo de 1970
Jogos: 6
6 vitórias (100% de aproveitamento)
4 gols
6 assistências
Melhor Jogador da Copa do Mundo

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil