Duda Luizelli é a nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas

Duda Luizelli é a nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas

Com mais de 35 anos de história na modalidade, gaúcha chega para coordenar as Seleções Brasileiras após grande trabalho no futebol feminino do Internacional.

Apresentação da Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli  e Coordenadora de Competições Femininas Aline Pellegrino - Duda Luizelli Apresentação da Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli e Coordenadora de Competições Femininas Aline Pellegrino - Duda Luizelli
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Ex-atleta da Seleção Brasileira Feminina e Gerente de Futebol Feminino do Internacional, Eduarda Luizelli é a nova coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (02), pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, em cerimônia na sede da Confederação Brasileira de Futebol. 

Com 35 anos de carreira dedicados ao futebol feminino, a gaúcha se torna a primeira mulher a assumir a gestão da Seleção Feminina. A ex-atleta terá a missão de seguir o trabalho dirigido por Marco Aurélio Cunha, que deixou o cargo neste ano, após quatro anos na Coordenação do Futebol Feminino da CBF.

“Quando o Presidente Rogério Caboclo falou que o objetivo da CBF era o apoio total ao futebol feminino e que gostaria de fazê-lo o melhor do mundo também, o meu olho brilhou e vi que era eu a pessoa para estar aqui. Quero contribuir com o Presidente Rogério Caboclo em busca desse objetivo, e é por esse motivo que estamos aqui. Agora, é trabalhar bastante”, destacou Duda. 

 

Como Coordenadora da CBF, Duda Luizelli comandará a Seleção Brasileira Feminina Principal e as Seleções Brasileiras Sub-20 e Sub-17. Com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021) à vista e os Campeonatos Sul-Americanos de base previstos para novembro, a nova comandante chega com grandes desafios pela frente.

“Não tenho nenhuma dúvida que esse será o desafio mais importante da minha carreira, fazer o Brasil o melhor do mundo também no futebol feminino, e não só no profissional, mas também na base. Tenho a experiência com o trabalho de quase 30 anos com a formação de atletas desde a categoria de base, e acredito que a base forte faz uma equipe forte no futuro. É com esse pensamento que venho contribuir com a CBF”, disse a nova Coordenadora de Seleções Brasileiras Femininas da CBF.

Duda Luizelli é a nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas No ano passado, o Internacional de Duda conquistou títulos em todas as categorias que disputou no futebol feminino
Créditos: Arquivo pessoal

Com a experiência da técnica bicampeã olímpica, Pia Sundhage, e a nova coordenadora de Competições Femininas da CBF, Aline Pellegrino, Duda Luzelli projeta trabalhar com as comissões técnicas para criar um planejamento projetando o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro.

“A primeira parte é a gente conhecer, conversar bastante, saber o que temos. Quero trabalhar com a Pia, uma das treinadoras mais importantes do futebol feminino e, hoje, a técnica da Seleção Brasileira. Junto com a Pia e as comissões técnicas, quero construir um plano de ação e um planejamento do futebol feminino. Nosso objetivo como gestora de futebol é sempre vencer e vamos buscar disso”, destaca.

O brilho nos gramados do Brasil e da Itália


O futebol feminino faz parte de mais da metade da vida de Duda Luizelli. O despertar como atleta foi aos 14 anos, no Internacional. Foi no clube colorado que a meia ganhou notoriedade e chegou à Seleção Brasileira. A estreia com a camisa Canarinho foi aos 20 anos. Com a Seleção Brasileira, Duda Luizelli conquistou o bicampeonato do Campeonato Sul-Americano. Foram oito anos vestindo o uniforme verde e amarelo. 

Na década de 90, Duda foi uma das primeiras brasileiras a atuar no futebol internacional. Com a camisa do Milan e do Verona, a meia brilhou no futebol italiano por duas temporadas. Ao retornar ao Brasil, Duda voltou a vestir a camisa 10 do Internacional, e foi com o time colorado que encerrou a carreira aos 30 anos. Ao longo da carreira, conquistou o pentacampeonato do Campeonato Gaúcho, o tricampeonato da Copa Sul e foi campeã do Torneio de CIVATE (Itália);

Duda Luizelli é a nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas Duda Luizelli é a nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas
Créditos: Arquivo Pessoal

Referência em gestão de futebol feminino


Antes mesmo de encerrar a carreira como atleta, Duda Luizelli já enxergava um futuro promissor no futebol feminino. Pioneira na formação de atletas, a ex-jogadora se tornou uma referência em todo o Brasil com a solidez e o talento para liderar as gestão das categorias de base.

O trabalho chamou a atenção da presidência do Internacional, que desde 2016, contava com Duda Luizelli como Gerente de Futebol Feminino do SC Internacional. Com o seu pioneirismo, no Colorado Gaúcho, a ex-atleta estruturou o futebol feminino e priorizou o crescimento das categorias de base. Por quatro anos, coordenou um dos trabalhos mais promissores da modalidade com as equipes sub-14, sub-16, sub-18 e adulta do Internacional. Como gestora, destaca no currículo a Copa Libertadores Sub-16 2019, o Brasileiro Feminino Sub-18, o Gaúchão Adulto 2019.

Agora, na Seleção Brasileira Feminina, Duda Luizelli quer continuar o processo de formação de atletas desde a categoria base. O objetivo é fazer do futebol feminino nacional a melhor Seleção do mundo. 

“Eu venho para fazer as Seleções Brasileiras cada vez mais forte. Com conhecimento que a gente tem hoje dentro do futebol feminino”, exalta Duda.

Duda Luizelli é a nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas Duda fez parte da conquista do Campeonato Gaúcho Sub-18 do ano passado com o Internacional
Créditos: Arquivo pessoal

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports