50 anos do Tri: Carlos Alberto Torres, lateral-direito da Seleção Brasileira de 1970

50 anos do Tri: Carlos Alberto Torres, lateral-direito da Seleção Brasileira de 1970

Capitão do Tri, Carlos Alberto se eternizou como um dos melhores jogadores da história do futebol. Conhecido por sua técnica e força física, foi fundamental na conquista do Tri

Carlos Alberto Torres com a Taça em 1970 Carlos Alberto Torres com a Taça em 1970
Créditos: Arquivo Nacional Fundo Correio da Manhã

A série "50 anos do Tri" relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil. Conheça agora o lateral-direito Carlos Alberto Torres, um dos campeões. Até o aniversário da final da Copa, serão apresentados todos os atletas e o técnico Zagallo, por ordem alfabética.

4. Carlos Alberto Torres

Nome: Carlos Alberto Torres
Posição: Lateral-direito
Nascimento: 17/07/1944
Cidade natal: Rio de Janeiro (RJ)
Clube: Santos FC

Carlos Alberto Torres foi mais do que um craque. Exemplo técnico e pilar da defesa brasileira, o lateral-direito foi escolhido pelo comandante Mário Jorge Zagallo para ser o capitão da Seleção na Copa do Mundo de 1970. A tarefa foi tão bem executada por Torres que virou apelido. Do México em diante, o lateral passou a atender também pelo nome de “Capita”.

Dentro de campo, Torres tinha tudo que se poderia pedir de um capitão. Liderava pela técnica (era um desafogo do time e tinha a confiança de todos os companheiros até nos piores momentos); liderava pela força de trabalho (sempre foi um dos jogadores com melhor preparo físico na Seleção); e pelo comprometimento tático.

LEIA MAIS
50 anos do Tri: Everaldo, lateral da Seleção Brasileira de 1970

Foi de Carlos Alberto o capítulo final da história da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970. Na decisão contra a Itália, o lateral marcou o gol que fechou a vitória por 4 a 1. Um golaço, antológico, com participação de quase todos os jogadores da Seleção e assistência do Rei Pelé.

A conquista do Brasil no México deu à Seleção o direito de ficar permanentemente com a taça Jules Rimet. Sendo assim, Carlos Alberto foi o último capitão a erguê-la como campeão. Mas nem mesmo em um momento de glória absoluta, o lateral esqueceu de dividir os méritos.

Do alto do pódio no Estádio Azteca, Carlos Alberto procurou por Pelé. Sabia que ele se tratava da maior estrela da companhia e que todos só estavam ali, em parte, por causa dele. E confidenciou ao amigo: não levanto a taça sem você ao meu lado. O Rei se aproximou de Torres, que ergueu a Jules Rimet e entrou na história da Seleção de uma vez por todas.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics