
Amarildo ganhou o apelido de "O Possesso" após grande atuação e dois gols contra a Espanha na Copa de 1962
DivulgaçãoA Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza e reverencia Amarildo pelo aniversário de 86 anos, data comemorada nesta terça-feira (29). Nascido em 29 de julho de 193, em Campos dos Goytacazes (RJ), o jogador foi o substituto de Pelé na Copa do Mundo de 1962, quando se sagrou campeão mundial com a Seleção Brasileira.
Atacante canhoto de habilidade e entrega em campo, Amarildo ganhou uma tarefa das mais inglórias na Copa do Mundo do Chile. Ele chegou ao torneio como reserva imediato de Pelé. Na segunda partida do Brasil, o Rei se machucou ele entrou em campo – sob vaias. Mas qualquer desapontamento de quem queria ver o camisa 10 em campo se transformou na partida seguinte.
Em 2004 Amarildo teve seu nome gravado na Calçada da Fama do MaracanãCréditos: Leandro Lopes/CBF
Contra a Espanha, ele foi o autor dos dois gols do Brasil na vitória por 2 a 1 contra a Fúria. Sua atuação que uniu técnica e raça lhe rendeu o apelido de “O Possesso” da imprensa italiana. Ele ainda marcaria mais um gol nesta Copa, justamente nas semifinais contra os donos da casa, que o Brasil venceu por 4 a 2. Ao todo marcou sete gols pela Seleção, entre 1961 e 1966.
No Brasil vestiu as camisa do Goytacaz, de sua cidade natal, Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama, onde encerrou a carreira. Jogou ainda na Itália, por Mila, Fiorentina e Roma. Após encerrar a carreira como jogador foi técnico clubes menores no Brasil e de categorias de base na Itália. Em 2004 foi incluído na Calçada da Fama do Maracanã.