Rafa Santos analisa ciclo da Seleção Brasileira e projeta amistosos na Lituânia

Rafa Santos analisa ciclo da Seleção Brasileira e projeta amistosos na Lituânia

O pivô ainda comentou sobre sua expectativa para a sequência de amistosos diante da França, Ucrânia e Lituânia, que começa neste sábado (13)

Rafa Santos estava no elenco campeão da Copa América de Futsal 2024 Rafa Santos estava no elenco campeão da Copa América de Futsal 2024
Créditos: Divulgação/CONMEBOL

A Seleção Brasileira se aproxima dos últimos testes antes da Copa do Mundo de Futsal. Focado na preparação, o pivô Rafa Santos comentou sobre o último ciclo do Brasil e a importância da conquista da Copa América no começo deste ano.

Neste sábado (13), às 13h30 (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a França na Arena Jonavos Sporto, na Lituânia. A Band e o SporTV transmitem o jogo. A série de amistosos faz parte da preparação para a Copa do Mundo, que será 14 de setembro a 6 de outubro, no Uzbequistão

“Tivemos um excelente desempenho na Copa América. Não digo isso porque fomos campeões, o título foi nossa cereja do bolo, mas o caminho até a conquista foi de muito trabalho e entrega de todos. Conseguimos fazer um grupo incrível desde a comissão até os atletas, acreditamos no processo e no final deu tudo certo e o título veio para casa.”

A Copa América foi a primeira grande conquista sob o comando do técnico Marquinhos Xavier, que já tinha levantado o troféu em torneios internacionais. O título renovou o brilho para a camisa mais vencedora de mundiais do futsal e aumentou a expectativa para a Copa do Mundo.

“O título foi muito importante para o nosso grupo, porque mostramos que somos capazes de conseguir títulos com a camisa da Seleção. Conseguimos fazer a nossa torcida voltar a acreditar no nosso futsal e sonhar com mais um título mundial”, afirmou Rafa.

Rafa Santos durante a disputa da Copa América de Futsal 2024 Rafa Santos durante a disputa da Copa América de Futsal 2024
Créditos: Divulgação/CONMEBOL

O atleta de 33 anos, nascido em São Bernardo do Campo, em São Paulo, tem mais de dez anos de carreira no futsal. Com passagens por São José, Magnus, Carlos Barbosa, e Nagoya Oceans, no Japão, atualmente o pivô joga pelo ElPozo da Espanha.

Atuando no futsal internacional, Rafa reforça a importância da sequência de jogos que a Seleção Brasileira.

“⁠Fizemos amistosos e torneios contra as melhores seleções atualmente. Isso faz com o que o nosso grupo evolua e esteja acostumado a jogar esses jogos.”

O jogador ainda comentou sobre sua expectativa para a sequência de amistosos diante da França, Ucrânia e Lituânia, que começa neste sábado (13).

Rafa Santos durante a disputa da Copa América de Futsal 2024 Rafa Santos durante a disputa da Copa América de Futsal 2024
Créditos: Divulgação/CONMEBOL

“A expectativa sempre é a melhor possível, que possamos ganhar os jogos, buscar evoluir ainda mais na parte tática e na compreensão do jogo do professor Marquinhos.”

O pivô já vive a emoção de vestir a Amarelinha há algum tempo e usar a camisa da Seleção Brasileira sempre é algo especial. Em 2022, Rafa marcou seu primeiro gol pelo Brasil com a presença de seus familiares, durante a disputa da Copa América daquele ano..

“⁠É um orgulho enorme defender as cores do Brasil. Estou aqui não só realizando o meu sonho, mas de toda a minha família, que sempre me apoiou e me apoia até hoje. Eles nunca deixaram eu desistir nos momentos difíceis, sempre confiaram em mim. Sem eles com toda a certeza eu não estaria aqui.”

Terceiro jogo da Copa América de Futsal no Paraguai: Brasil x Colômbia. Rafa Santos Rafa se emociona ao marcar primeiro gol com a camisa da Seleção diante da família
Créditos: Thais Magalhães/CBF

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics