Marquinhos Xavier valoriza terceiro lugar para novo ciclo: 'Importante marcar o propósito dessa Seleção'

Marquinhos Xavier valoriza terceiro lugar para novo ciclo: 'Importante marcar o propósito dessa Seleção'

Após fim da campanha brasileira na Copa do Mundo, treinador projeta início do trabalho para o próximo Mundial

Brasil fica em terceiro lugar na Copa do Mundo FIFA ao bater o Cazaquistão por 4 x 2. Marquinhos Xavier. Marquinhos Brasil fica em terceiro lugar na Copa do Mundo FIFA ao bater o Cazaquistão por 4 x 2. Marquinhos Xavier. Marquinhos
Créditos: Thais Magalhães/ CBF

O fim de todo ciclo é, também, o começo de um novo. Foi assim que o técnico Marquinhos Xavier analisou a vitória do Brasil sobre o Cazaquistão, por 4 a 2, que deu à Seleção o terceiro lugar na Copa do Mundo FIFA de Futsal. Em entrevista após a partida, o treinador destacou a capacidade mental da equipe para, em um intervalo de poucos dias, sair da derrota na semifinal para o triunfo deste domingo (3).

"Nós experimentamos várias sensações neste Mundial. Ganhando, sofrer pressão, ter que reverter situações... Hoje foi um jogo difícil emocionalmente. Era o desafio de sair de uma disputa de semifinal e ter que fazer o terceiro lugar. Não é fácil, nem para o Cazaquistão foi", contou, antes de explicar o trabalho de revezamento entre os atletas durante a campanha:

"Não só o Lé, mas Arthur, Bruno... fizeram essa campanha de revezamento. Hoje o Leozinho, humildemente, cede o espaço para os outros entrarem. Isso demonstra que privilegiamos o coletivo. As pessoas, às vezes, querem achar o individual para salvar qualquer coisa aqui dentro. Não tem, trabalhamos coletivamente. São 16 atletas, dois sempre ficam de fora".

A Seleção Brasileira se despediu da Copa do Mundo FIFA de Futsal com seis vitórias em sete jogos, 28 gols marcados e apenas oito sofridos. Ao longo da campanha, o Brasil teve goleadas, como no 9 a 1 sobre o Vietnã, vitórias sofridas, como no 1 a 0 sobre o Marrocos, e a amarga derrota para a Argentina por 2 a 1 na semifinal.

Para o técnico Marquinhos Xavier, fechar a campanha com uma vitória, recolocando o Brasil no pódio de uma Copa do Mundo, era fundamental. E, justamente por isso, o triunfo deste domingo teve uma importância que vai além das quatro linhas da quadra.

"Ao final, acreditar no que precisávamos fazer, colocar o Brasil nesta colocação é importante para marcar o propósito dessa Seleção aqui. Iniciamos um novo trabalho a partir daqui. As coisas vão caminhar, espero que o futsal brasileiro cresça e ganhe espaço. Esse é o esporte que aprendemos a amar e é a nossa profissão", afirmou.

O Brasil derrotou o Cazaquistão por 4 a 2 neste domingo (3), na Arena de Kaunas, na Lituânia, pela disputa do terceiro lugar na Copa do Mundo FIFA de Futsal. Os gols do Brasil foram marcados por Rodrigo, Lé, Ferrão e Taynan (contra).

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil