Futsal Awards: Amandinha é eleita a melhor jogadora do mundo pela oitava vez seguida

Futsal Awards: Amandinha é eleita a melhor jogadora do mundo pela oitava vez seguida

Desde 2014 a ala brasileira se mantém ininterruptamente no topo do futsal mundial.

19/12/2021 - Último treino da Seleção Feminina de Futsal na Arena Sorocaba. Amandinh 19/12/2021 - Último treino da Seleção Feminina de Futsal na Arena Sorocaba. Amandinh
Créditos: Thais Magalhães/CBF

É octa! Amandinha foi eleita pela oitava vez como a melhor jogadora de futsal do mundo. Nesta terça-feira (18), o tradicional site ‘Futsal Planet’ anunciou a ala brasileira na liderança do ranking entre as mulheres em 2021. Desde 2014, a craque se mantém, ininterruptamente, no topo da modalidade mundial.

A premiação, considerada a principal do mundo da bola pesada, reúne o voto de profissionais e especialistas do meio. Atualmente no Torreblanca (ESP), Amandinha foi eleita a melhor do mundo principalmente pelos seus feitos no clube anterior, o Leoas da Serra. Com a equipe nacional, a ala faturou a Taça Brasil, a Copa do Brasil, a Libertadores da América, a Copa das Campeãs e o Intercontinental.

"O sentimento é realmente de muita gratidão, de muita felicidade. Oito vezes, ainda de forma consecutiva. Fico muito feliz de lembrar de toda minha trajetória e ver tudo que passei, todas as dificuldades, tudo que conquistei. E saber que mediante a todas as situações que passei, valeu a pena. Toda visibilidade que ganhei, tentei usar isso tudo para enaltecer e engrandecer a modalidade. É muita felicidade, estar concorrendo entre as melhores do mundo e ganhar é algo indescritível, que não tem preço", destacou Amandinha, ao site da CBF, antes de comparar a sensação atual com quando venceu o prêmio pela primeira vez.

"Sim, ainda sinto (como se fosse a primeira vez), mas agora com um pouco mais de responsabilidade. Na primeira vez era uma euforia, tudo muito novo e agora, pela oitava vez, sinto que tenho uma responsabilidade imensa dentro da modalidade, algo que eu peguei para mim mesmo, ninguém colocou isso para mim. Através da minha visibilidade, tentei engrandecer a modalidade e levar ela para ela onde ela merece, em termos de reconhecimento, elevar os números, visibilidade. O sentimento é o mesmo de felicidade, claro que cada vez mais aumenta, mais velha a gente vai entendendo melhor a grandiosidade das coisas", completou.

No top 10 de melhores atletas de futsal do mundo, o Brasil conta com mais cinco representantes além de Amandinha. Renatinha, Taty, Emilly, Débora e Luana figuraram, respectivamente, na 4ª, 5ª, 6ª, 9ª e 10ª colocações.

O prêmio do ‘Futsal Planet’ foi criado em 2000 e, desde 2007, conta com a categoria de melhor jogadora do mundo. De lá para cá, Amandinha conquistou o título em oito oportunidades: de 2014 a 2021.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser