Diogo Barros é o novo treinador da Seleção Sub-17 de Futsal

Diogo Barros é o novo treinador da Seleção Sub-17 de Futsal

Técnico é tricampeão da Taça Brasil pelo Minas Tênis Clube; como auxiliar técnico da Seleção Brasileira, ele venceu o Sul-Americano Sub-20 e foi vice-campeão pela sub-17

Diogo Barros é o novo treinador da Seleção Sub-17 de Futsal Diogo Barros é o novo treinador da Seleção Sub-17 de Futsal
Créditos: Divulgação/CONMEBOL

Diogo Barros é o novo treinador da Seleção Brasileira Sub-17 de Futsal. Com uma longa trajetória pelo Minas Tênis Clube, o experiente treinador chega para o lugar de Vanildo Neto, que agora foca no comando da categoria Sub-20. Em entrevista exclusiva para o site da CBF, o recém-chegado comandante contou sobre sua trajetória e os principais objetivos com a Amarelinha.

Diogo está por dentro da Seleção Brasileira desde 2023, quando foi convidado para ser auxiliar técnico de Vanildo Neto nas categorias Sub-17 e Sub-20. Em 2024, ele assume o comando da Sub-17 e permanece desempenhando seu papel de auxiliar na categoria acima.

"O Minas é um clube muito tradicional, que é uma das referências na formação das categorias de base. Meu trabalho no time, junto com todo o departamento de futsal, me permitiu ter esse convite para  a Seleção Brasileira."

O treinador passou por todas as categorias de base do Minas Tênis Clube, desde o Sub-12 até o Sub-17, e também pelas escolinhas do time, onde foi professor. Atualmente, ele comanda a categoria Sub-20 do clube, além de ser assistente da equipe adulta. Com a camisa azul e branca, Diogo conquistou três títulos nacionais: Taça Brasil Sub-17 (2021 e 2022) e Taça Brasil Sub-20 (2023). Como auxiliar técnico do Brasil, foi campeão do Sul-Americano Sub-20 e vice-campeão da competição continental pela categoria Sub-17 em 2023.

"Gostaria de agradecer ao Vanildo Neto (técnico da Seleção Sub-20 de Futsal), ao Lavoisier Freire (Coordenador de Futsal da CBF) e ao Marquinhos Xavier (técnico da Seleção Principal de Futsal), que desde o ano passado confiaram em mim para iniciar meu trabalho como auxiliar e hoje como técnico."

Comissão técnica da Seleção Brasileira durante a disputa do Sul-Americano de Futsal Sub-20 em 2023 Comissão técnica da Seleção Brasileira durante a disputa do Sul-Americano de Futsal Sub-20 em 2023
Créditos: Divulgação/CONMEBOL

Na nova função, Diogo não esconde o orgulho de chegar ao comando da Seleção Brasileira.

"Com muito trabalho, dedicação, ajuda dos companheiros de trabalho e atletas, consegui conquistar esse objetivo, que vem junto com uma responsabilidade muito grande. Eu estou muito feliz e extremamente confiante para realizar um excelente trabalho."

O principal compromisso da Seleção Sub-17 neste ano é o Sul-Americano da categoria. Diogo revelou que tem cerca de 35 atletas em seu radar. 

"Já iniciamos um processo de observação dos atletas da geração 2007 e 2008, acompanhando jogos de campeonatos estaduais, nacionais e todo o material que já temos de alguns jogadores. A partir desse monitoramento, vamos buscar ser o mais justo possível na convocação"

Diogo Barros é o novo treinador da Seleção Sub-17 de Futsal Diogo Barros é o novo treinador da Seleção Sub-17 de Futsal
Créditos: Divulgação/CONMEBOL

Por fim, o técnico deixou um recado para os torcedores brasileiros, ressaltando que fomentar o futsal de base é seu objetivo principal.

"Gostaria que os torcedores confiassem em nosso trabalho. A gente vem com muita energia e com muita vontade de realizar um grande trabalho. A expectativa é que tenhamos uma boa performance, buscando sempre a evolução. O objetivo é o fomento do futsal e formar cada vez atletas melhores, preparando para nossa equipe adulta e para futuras gerações. Queremos dar orgulho a todos os brasileiros e amantes do futsal!"

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics