De voluntário a convocado: Thiago Souza vira membro da delegação brasileira em Toulon

De voluntário a convocado: Thiago Souza vira membro da delegação brasileira em Toulon

Desde 2011 atuando no futsal francês, pivô paraibano se voluntariou para ajudar a comitiva da Seleção de Futsal no Torneio da França

Futsal - Brasil x França - Torneio Internacional da França Thiago Souza (agachado de preto à direita) tem sua camisa 10 homenageada pelos jogadores do Brasil
Créditos: Thais Magalhães/CBF

A Seleção Brasileira de Futsal vem contando com um reforço de peso em sua estadia na França. Há dez anos morando e jogando no país, Thiago Souza se prontificou para acolher e ajudar a delegação canarinho em Toulon. O pivô paraibano foi abraçado por todos do grupo e praticamente virou um novo convocado do técnico Marquinhos Xavier. 

Camisa 10 do Toulon Élite e com uma hospitalidade singular, Thiago conta que não hesitou em querer contribuir quando ficou sabendo que o Brasil iria disputar dois amistosos em Toulou, contra Eslovênia e França.

“Fiquei sabendo que vocês viriam para cá pelo presidente (do clube). Ele me disse: Thiago, queria um francês que também falasse português. Eu falei que me ofereceria voluntariamente, para ajudar, para que todos ficassem tranquilos e bem servidos", contou, antes de completar:

“A maior satisfação do mundo. Vocês são extraordinários. Só conheci pessoas maravilhosas, tanto staff, quanto jogadores. Todos muito humildes. Muito prazeroso viver isso. Nunca imaginei participar da Seleção dessa forma. Estou muito feliz e estarei sempre à disposição quando estiverem aqui”.

Seleção Brasileira de Futsal estreou com goleada sobre a Eslovênia no Torneio da França Thiago Souza (em pé de preto à direita) marcou presença na goleada do Brasil sobre a Eslovênia
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Em dez anos atuando na França, o brasileiro contribuiu bastante para o desenvolvimento do futsal em Toulon. Ele contou como foram os primeiros anos na Europa.

“Quando cheguei aqui o time do Toulon tinha apenas jogadores locais e o futsal francês ainda não era tão evoluído. Cheguei e comecei a falar para o presidente que deveria contratar um pouco mais para poder evoluir ainda mais o clube. Ele entendeu a forma e o projeto. Começou a buscar atletas espanhóis e brasileiros, assim veio a evolução. Pouco a pouco. A prefeitura de Toulon também ajudou financeiramente com os projetos e contratamos ainda mais jogadores", revelou, e completou:

O clube era novo e tinha subido pela primeira vez na liga francesa. Fui o primeiro reforço estrangeiro. Depois, aos poucos, o time foi evoluindo e contratando novos estrangeiros. Em 2014 fomos vice-campeões franceses e começou o desenvolvimento do futsal aqui na França. Graças ao investimento do clube, contratações, fomos campeões em 2019 e participamos da Champions League”.

Aos 33 anos de idade, Thiago disse que 2022 será sua última temporada como jogador. No entanto, o brasileiro não pensa em abandonar o futsal. Muito pelo contrário: seu foco agora é estudar para tornar-se treinador.

“Essa será minha última temporada na equipe do Toulon Élite. Vou parar de jogar esse ano. O clube me propôs fazer a formação de treinadores da UEFA, algo exigido na França e em outros clubes europeus. O projeto é que eu possa, um dia, assumir a equipe na primeira divisão.”

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics