A Seleção Brasileira foi convocada na tarde desta quarta-feira (24) para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da história organizada pela FIFA. Em evento na sede da CBF, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da entidade, Samir Xaud, o treinador Wilson Sabóia anunciou as 14 atletas chamadas para representar o país no Mundial, que será realizado nas Filipinas, de 21 de novembro a 7 de dezembro.
Classificado como campeão da Copa América e líder do Ranking Mundial Feminino, o Brasil encara na fase de grupos Irã, Itália e Panamá. Todos os jogos acontecerão na PhilSports Arena, em Manila. Veja o calendário:
23 de novembro - Brasil x Irã - 8h30
26 de novembro - Brasil x Itália - 7h
29 de novembro - Brasil x Panamá - 6h
Seleção Feminina foi convocada para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da históriaCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
"O Brasil é uma potência no futsal, e essa Copa do Mundo veio para fincar o desporto futsal no mundo, principalmente no gênero feminino. Estava faltando essa Copa oficial da FIFA. Vamos ter o prazer de participar desse Mundial, com muito respeito às outras seleções e colocando um jogo dinâmico e inteligente, com atletas competentes de qualidade nos critérios técnicos, táticos, cognitivos e comportamentais, para que possamos ter uma equipe equilibrada, lúcida, íntegra, sabendo os momentos das fases do jogo, de ataque, defesa", destacou Sabóia.
"Tenho certeza absoluta que a gente vai vivenciar a prática do futsal de qualidade para que, com sorte e capacidade, no dia 7 de dezembro, possamos estar na final para trazer o título para o nosso país", concluiu.
Wilson Sabóia anunciou as 14 convocadas para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da históriaCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Confira a lista de convocadas:
Goleiros
Bianca - Stein Cascavel
Júlia - Nun’Álvares (Portugal)
Fixas
Taty - CMB Matera (Itália)
Diana - Bitonto (Itália)
Camila - Nun’Álvares (Portugal)
Alas
Amandinha - Torreblanca Melilla (Espanha)
Emily - Torreblanca Melilla (Espanha)
Tampa - Roma (Itália)
Débora Vanin - CMB Matera (Itália)
Simone - Kristall (Rússia)
Luana Rodrigues - Stein Cascavel
Pivôs
Natalinha - Taboão Magnus
Ana Luiza - Torreblanca Melilla (Espanha)
Luciléia - Bitonto (Itália)
__twitter:https://x.com/CBF_Futebol/status/1970915801587970064__
Respaldo e autonomia
O presidente da CBF, Samir Xaud, participou da convocação e destacou a importância do futsal para sua gestão, que criou a Diretoria de Futsal e Beach Soccer, comandada por Mauro Carmélio. Reforçou também sua confiança e torcida para que o Brasil dispute a final da Copa no dia 7 de dezembro.
"Na nossa gestão à frente da CBF, fizemos questão de criar uma diretoria específica para cuidar do Futsal e Beach Soccer. Queremos ser protagonistas no masculino e no feminino. Nesse primeiro Mundial, temos certeza de que vamos estar bem representados, então gostaria de deixar minha palavra de apoio e torcida. Espero que, no dia 7 de dezembro, a gente se encontre nas Filipinas, na final da Copa do Mundo", disse Samir Xaud.
Samir Xaud reforçou seu apoio e confiança na Seleção Feminina de FutsalCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Preparação
A preparação será feita a partir do dia 20 de outubro, na cidade de Lages, em Santa Catarina, onde a Amarelinha irá treinar no ginásio Jones Minosso e no ginásio da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) até 2 de novembro. A equipe enfrenta a Nova Zelândia nos dias 25 e 27.
Em seguida, a delegação ficará concentrada na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), até o dia 7, e fará suas atividades no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara e no Clube Comary.
Samir Xaud reforçou seu apoio e confiança na Seleção Feminina de FutsalCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Entre os dias 9 e 18 de novembro, o Brasil irá se preparar em Nakhon Ratchasima, na Tailândia, onde irá disputar amistosos contra a Nova Zelândia, no dia 11, a China, no dia 13, e os donos da casa, no dia 15. Destes adversários, tailandesas e neozelandesas estão classificadas para a Copa.
A Seleção chegará às Filipinas no dia 19.
“Este é um momento ímpar e único. Todos nós esperávamos pela primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal e isso me arrepia, porque era um sonho que a gente tinha e hoje ele se realiza. É um passo para uma grande conquista e, para chegar a ela, vamos passar por três ciclos importantes de preparação que foram muito bem planejados”, exaltou o gerente de futsal e beach soccer da CBF, Lavoisier Freire.
Lavoisier Freire detalhou a preparação para a Copa do Mundo Feminina de FutsalCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Temporada Vitoriosa
Neste ano, no ciclo até a Copa, o Brasil disputou dois amistosos na Finlândia com os donos da casa (goleou por 9 a 0 e 10 a 0), em fevereiro, se sagrou octacampeão da Copa América, em março, e conquistou o Torneio Internacional de Futsal Feminino, em Xanxerê (SC), em agosto.
Brasil se classificou para a Copa do Mundo como campeã da Copa América FemininaCréditos: Danilo Camargo