Seleção Brasileira

Tostão completa 78 anos

O ex-atacante foi campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1970

Assessoria CBF
25/01/2025 - 12h8
Atualizado há 6 meses
Compartilhe:
Tostão durante a Copa de 70

Tostão durante a Copa de 70

Arquivo CBF

Neste sábado (25), Eduardo Gonçalves de Andrade, mais conhecido como Tostão, completa 78 anos de vida. Nascido em 25 de janeiro de 1947, o ex-jogador fez história no ataque da Seleção Brasileira ao vencer a Copa do Mundo em 1970, conquistando assim o tricampeonato mundial para a Amarelinha.

A trajetória do ex-atacante teve início no futsal do Cruzeiro e, posteriormente, no departamento de futebol do clube, onde se tornou um dos principais ídolos do time.

Tostão é o maior artilheiro da história da Raposa, com 245 gols em 383 partidas. Ainda com a camisa do Cruzeiro, ele conquistou cinco títulos do Campeonato Mineiro.

Tostão comemora seu primeiro gol marcado contra o Peru na Copa do Mundo de 1970Créditos: Arquivo CBF

Para Tostão, uma das maiores partidas de sua carreira foi pelo Cabuloso, quando impediu o sexto título brasileiro do Santos de Pelé e conquistou a Taça Brasil de 1966.

Na Copa de 1970, no México, Tostão fez história ao ser titular em todas as partidas e marcar dois gols.

O ex-jogador integrou um dos maiores esquadrões do futebol mundial: além de ter sido treinado por Zagallo, jogou ao lado de craques como Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Rivellino e Pelé.

Em 1971, Tostão encerrou sua passagem pelo Cruzeiro e foi contratado pelo Vasco. Em 1973, em uma consulta com o médico Roberto Abdalla que já havia tratado uma lesão na retina do ex-jogador após um chute no olho, Tostão foi informado de mais um problema na região ocular.

Tostão e PeléCréditos: FIFA

Seguir no futebol poderia deixá-lo cego, então foi obrigado a encerrar sua carreira aos 26 anos de idade.

Desde que iniciou sua trajetória no futebol, Tostão demonstrava uma inteligência tática incomum e uma grande capacidade de compreensão do jogo.

Depois de aposentar, sua inteligência não se restringiu aos gramados. Ele se formou em medicina e atuou por décadas em hospitais e como professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG).

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza e reverencia Tostão, um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro e mundial.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.