Seleção Brasileira

Brasil encara Bolívia nesta terça pela rodada final das Eliminatórias

Partida será disputada às 20h30 (de Brasília), no Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, cidade mais de 4.000 metros acima do nível do mar

Assessoria CBF
09/09/2025 - 13h4
Atualizado há 8 dias
Compartilhe:

Richarlison em ação durante a partida entre Brasil e Bolívia, no MangueirãoCréditos: Vitor Silva/CBF

A Seleção Brasileira encara a Bolívia na noite desta terça-feira (9), às 20h30 (de Brasília), no Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, pela 18ª e última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com transmissão ao vivo de múltiplas plataformas do Grupo Globo.

Será o primeiro jogo do Brasil neste palco, localizado a 4.150 metros do nível do mar. Com o objetivo de minimizar os efeitos da altitude, a delegação sairá de Santa Cruz de La Sierra no início da tarde e chegará à cidade do jogo apenas três horas antes do apito inicial.

Com 28 pontos, a Amarelinha, já classificada para o Mundial do ano que vem, busca confirmar a vice-liderança na competição. Já os bolivianos ainda sonham em disputar a Copa, o que não acontece desde a edição de 1994, nos Estados Unidos. Precisam vencer e contar um tropeço da Venezuela contra a Colômbia para se classificar à repescagem.

Brasil jogará pela primeira vez no Estádio Municipal de El AltoCréditos: Divulgação/X/@CONMEBOL

Carlo Ancelotti

Em entrevista coletiva concedida na véspera do duelo, o treinador Carlo Ancelotti não anunciou a escalação, mas confirmou que fará mudanças na equipe. Afirmou também que está ansioso para o jogo com a Bolívia.

“A ideia que tenho é mudar um pouco. Estamos avaliando o cansaço dos jogadores, temos que considerar que há um componente para avaliar, e isso pode mudar a estratégia do jogo, obviamente. Estou buscando informações com jogadores que já atuaram nessas condições, não tenho muita experiência. A Seleção, porém, já jogou muitas vezes lá e tem experiência. A ideia que temos é mudar um pouco estratégia e também jogadores.”

Ancelotti sorri durante treino da Seleção na Granja ComaryCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

“Eu considero isso uma experiência muito bonita. Nunca estive na Bolívia, nunca estive em La Paz. É uma experiência importante. Tenho vontade de fazer, tenho vontade da minha equipe fazer um bom jogo amanhã. Como sempre, o objetivo é ganhar o jogo. Encantado e com vontade de chegar à Bolívia.”

Em relação ao grupo que derrotou o Chile por 3 a 0 no Maracanã, Kaio Jorge, lesionado, e Casemiro, suspenso, foram liberados. Andreas Pereira, do Palmeiras, foi convocado.

Andreas Pereira foi convocado para o jogo com a BolíviaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

Histórico entre Brasil e Bolívia

O duelo desta noite será o 34º entre as seleções. O Brasil soma 24 vitórias, e a Bolívia, cinco. Houve empate em quatro oportunidades. São 114 gols brasileiros e 26 bolivianos.

O primeiro confronto entre a Amarelinha e a La Verde foi realizado na Copa do Mundo de 1930, em 20 de julho, no Estádio Centenário, em Montevidéu. A Seleção goleou por 4 a 0, com tentos de Moderato e Preguinho, que anotaram dois cada.

Lucas Paquetá celebra gol sobre a Bolívia, em La Paz, em março de 2022Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

No último jogo, o Brasil venceu por 5 a 1, em 8 de setembro de 2023. Rodrygo (2), Neymar (2) e Raphinha balançaram as redes, diante de quase 50 mil torcedores no Mangueirão, em Belém.

O último triunfo boliviano se deu em 11 de outubro de 2009, quando ganhou por 2 a 1, nas Eliminatórias, em La Paz. Olivares e Marcelo Moreno marcaram para os donos da casa, enquanto Nilmar diminuiu.

Raphinha comemora sobre o gol sobre a Bolívia, no MangueirãoCréditos: Vitor Silva/CBF

Arbitragem

A equipe de arbitragem do jogo será chilena e formada pelos seguintes profissionais: Cristian Garay (Árbitro); Miguel Rocha e Juan Serrano (Assistentes); Francisco Gilabert (Quarto árbitro); e Rodrigo Carvajal (VAR).

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.