Seleção Brasileira

Presidente da CBF parabeniza medalhistas olímpicas: "Elas entraram para a história"

Ednaldo Rodrigues celebra conquista da medalha de prata nos Jogos de Paris e anuncia mais investimentos no futebol feminino

Assessoria CBF
10/08/2024 - 19h16
Atualizado há cerca de 1 ano
Compartilhe:
Ednaldo Rodrigues - Gianni Infantino

Ednaldo Rodrigues - Gianni Infantino

FIFA

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou as atletas e integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina pela conquista da medalha de prata nos Jogos de Paris. Com uma campanha histórica, o Brasil subiu no pódio após ser superada pelos Estados Unidos por 1 a 0, neste sábado (10), no Parque dos Príncipes. A última vez que o Brasil ficou com a medalha de prata foi nos Jogos de Pequim-2008

"Gostaria de parabenizar cada jogadora, o técnico Arthur Elias, a Cris Gambaré, coordenadora técnica das Seleções Brasileiras Femininas, e cada integrante da comissão técnica pela campanha histórica nos Jogos Olímpicos de Paris. Elas entraram para a história do nosso futebol", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no gramado do Parque dos Príncipes.

"Foi um trabalho de excelência que o grupo desenvolveu desde setembro do ano passado com a chegada do Arthur Elias, que culminou com o pódio olímpico em Paris", acrescentou Rodrigues, que assumiu a CBF em abril de 2022. Na ocasião, ele anunciou que o crescimento do futebol feminino seria uma das prioridades da gestão.

Gianni Infantino e Ednaldo Rodrigues na final dos Jogos Olímpicos entre Brasil e Estados UnidosCréditos: Harold Cunningham/FIFA

O presidente da CBF foi o responsável pela montagem da comissão técnica campeã nos Jogos Olímpicos de Paris. Ele contratou o técnico Arthur Elias em setembro. Seis meses depois, em março, Ednaldo chamou Cris Gambaré para coordenar todo o trabalho. Além de definir os comandantes, o dirigente não poupou na preparação da equipe, que conta com estrutura semelhante ao da equipe masculina.

"Desde o início da minha gestão, não estou medindo esforços com a Seleção Feminina. Oferecemos padrão semelhante ao da Seleção Masculina. As jogadoras estão viajando de avião fretado, tem quartos exclusivos, contam com aparelhos de ponta, além dos melhores profissionais nas diversas especialidades que o futebol exige. Isso é um direito delas, que estamos fazendo valer", disse Ednaldo Rodrigues, que assistiu à decisão no Parque dos Príncipes, em Paris.

Ednaldo Rodrigues e Marta assistem às quartas de final entre Brasil e FrançaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

INVESTIMENTOS VÃO CRESCER

A CBF não para de crescer os investimentos no futebol olímpico. A entidade tem uma série de programas para fomentar e formar profissionais mulheres em todos os setores desde atletas até executivas. As competições também crescem a cada ano. 

O Brasileiro A1 deste ano é o maior de todos os tempos. A CBF investe cerca de R$ 25 milhões, um valor recorde, na principal competição de futebol feminino do país. A entidade banca também toda a arbitragem e colocará o VAR em todas as partidas a partir das quartas de final. A CBF assumiu os gastos com transporte, logística e doping da competição.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, na final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024Créditos: Harold Cunningham/FIFA

Os investimentos na base também aumentam. O Programa CBF Transforma injeta mais de R$ 5,5 milhões na criação de 54 novos “Torneios Femininos de Base” pelo país.

"O crescimento do futebol feminino é uma das prioridades da minha gestão. A campanha na França mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para desenvolver ainda mais o futebol feminino no país. Além de oferecer sempre o melhor para a Seleção, estamos investindo cada vez mais na formação de novas atletas, árbitras, gestoras, médicas. Queremos capacitar um número cada vez maior de profissionais para trabalhar com o futebol feminino", afirmou Ednaldo Rodrigues.

Ednaldo Rodrigues e Arthur Elias comemoram classificação da Seleção Brasileira para a semifinal dos Jogos de ParisCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

PRÓXIMO OBJETIVO: COPA DE 2027 NO BRASIL

O plano de modernização do futebol feminino também incluiu a realização da próxima Copa do Mundo Feminina no Brasil. O projeto foi lançado por Ednaldo Rodrigues no ano passado e conquistou o mundo do futebol. Em maio, o Brasil foi eleito pelo integrantes do Congresso da Fifa para receber o Mundial. Foi a primeira vez na história que a Fifa realizou uma eleição com mais de 200 países para a escolha do país-sede da Copa.

"A prata olímpica é uma felicidade, mas queremos sempre mais. Não vamos ficar na zona de conforto. Estamos sempre aprendendo e evoluindo. A partir de agora, vamos trabalhar muito para conquistar a Copa do Mundo do Brasil. Com a ajuda do todos os brasileiros, tenho a certeza que faremos o melhor Mundial de todos os tempos", concluiu o presidente da CBF.

Gianni Infantino e Ednaldo Rodrigues após o anúncio da vitória da candidatura brasileira para sediar a Copa do Mundo Feminina 2027Créditos: FIFA

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.