Sobre números, sonhos e a final da Copa do Mundo Sub-17

Sobre números, sonhos e a final da Copa do Mundo Sub-17

Neste domingo, Seleção Brasileira decide título da Copa do Mundo Sub-17 com o México

Brasil x França - Semifinal Copa do Mundo Sub-17 2019 Brasil x França - Semifinal Copa do Mundo Sub-17 2019
Créditos: Alexandre Loureiro/CBF

Muitas coisas no futebol podem ser contadas através dos números. Neste domingo, por exemplo, 22 jogadores entram em campo no Bezerrão. Serão 90 minutos para definir se o campeão mundial será o Brasil ou o México. Nenhum dos jogadores tem mais do que 17 anos. E é esse o número que torna tudo tão mágico neste jogo.

O que um jovem de 17 anos sabe sobre o mundo? Sobre o peso de representar 200 milhões de torcedores? Sobre a responsabilidade de honrar a história de uma camisa centenária? Aparentemente, tudo. Porque são brasileiros e isso faz parte do sangue que corre em nossas veias.

Somos o povo que nasce jogando bola, que para para ver a Copa do Mundo, que fez do uniforme um de seus símbolos mais importantes. Tente sair na rua numa tarde domingo e veja as casas cheias, os bares lotados e todas as telas ligadas em um jogo. É dia de futebol no Brasil.

Agora, é a vez desses jovens serem vistos pelo país inteiro. É impossível que estar em campo em uma final de Copa do Mundo não tenha sido o sonho de cada um dos 21 jogadores da Seleção Brasileira. Mas essa final significa muito mais do que o sonho deles. É pelo sonho dos outros. 

Porque quando um moleque vence, ele enche um povo de alegria e esperança. Quando Gabriel Veron entra em campo, entra com ele todo o povo potiguar. O Itapevi sorri quando vê Renan com a camisa da Seleção Brasileira. Pernambuco fica ainda mais alegre se Kaio Jorge balança a rede. Daniel Cabral leva a Baixada Fluminense junto para o gramado.

É assim porque o futebol não é um fenômeno individual. É paixão coletiva, que mexe, que emociona e nos faz pertencer. Os 21 atletas não carregam apenas o próprio nome nas costas. Junto com eles, estão sonhos de milhões de brasileiros, que se sentem cada vez mais brasileiros quando assistem esses meninos jogando. É esse o número que realmente importa.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports