Prancheta da Seleção: o que Brasil pode esperar de Angola no Mundial Sub-17

Prancheta da Seleção: o que Brasil pode esperar de Angola no Mundial Sub-17

Estreantes na Copa do Mundo Sub-17, angolanos conquistaram duas vitórias em dois jogos e dividem a primeira posição do grupo com a Seleção Brasileira

Arquivos para Copa do Mundo Sub-17: Angola Arquivos para Copa do Mundo Sub-17: Angola
Créditos: Divulgação/FIFA.com

Zito, Domingos, Nelinho... Estes nomes soam familiares para os torcedores brasileiros. Mas tratam-se de jogadores do time sub-17 de Angola. A coincidência dos nomes se trata por uma característica em comum entre os dois países. Ambos são lusófonos, isto é, falam português. Se a língua é a mesma, dentro de campo é possível ver as diferenças entre os dois países.

Mas antes de entrar na diferença entre os estilos de jogo, vamos entender um pouco mais de como Angola chega para essa Copa do Mundo. Afinal, o que o Brasil pode esperar de Angola no Mundial Sub-17?

História na competição


Estreante, Angola chegou ao Mundial Sub-17 sem muitas expectativas. As seleções africanas têm forte tradição no futebol de base. A Nigéria, por exemplo, é a maior campeã da história do torneio, com cinco títulos. Mas o sorteio colocou os angolanos no mesmo grupo que o Brasil, sede e segundo maior campeão do Mundial.

A primeira vaga no Mundial após uma campanha surpreendente na Copa Africana de Nações Sub-17. No mesmo grupo que a Nigéria, os Palancas Negras, como são conhecidos, ficaram em segundo. No mata-mata, só caiu nas semifinais, quando foram derrotados por Camarões (0 a 0 no tempo regulamentar e 4 a 3 para Camarões nos pênaltis). Na disputa pelo terceiro lugar, a zebra apareceu mais uma vez e Angola venceu a Nigéria por 2 a 1.

Olho nele


Citado no início do texto, Zito carrega o nome de um grande craque do nosso futebol. O angolano ainda está longe de qualquer coisa que fez o eterno meio-campista brasileiro, mas tem feito seu nome neste Mundial Sub-17. Camisa 10 e capitão de Angola, o ponteiro é uma das principais surpresas desta competição.

Zito não marcou nenhum dos quatro gols de Angola na competição, mas é o verdadeiro maestro das jogadas de ataque do time. Destro, joga caindo pela beira esquerda, para construir por dentro. É sempre procurado para ajudar na construção dos lances ofensivos. Mesmo sendo um garoto, joga como gente grande e vai para dentro, como o futebol de seus ídolos.

- Eu me inspiro em vários jogadores, como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar - disse, ao site da FIFA.

Zito, camisa 10 de Angola no Mundial Sub-17 Zito, camisa 10 de Angola no Mundial Sub-17
Créditos: FIFA.com/Imago Images

Retrospecto e agenda


Foram duas vitórias em dois jogos e a classificação para as oitavas-de-final da Copa do Mundo Sub-17. Na primeira rodada, os angolanos saíram na frente diante da Nova Zelândia. Contra um time mais defensivo, Angola apostou no que sabe fazer de melhor: jogar de forma vertical, aproveitando a velocidade de seus dois pontas. Foi assim que abriu o placar logo aos seis minutos, com Zini.

Com o triunfo por 2 a 1 sobre os neozelandeses, Angola chegou bem mais tranquila para o confronto com o Canadá. Depois de garantir a primeira vitória da história do país no torneio, os Palancas Negras fizeram um embate muito disputado com o Canadá. Os norte-americanos jogavam quase que pela sobrevivência na competição, mas não foram páreo para o jogo físico e técnico dos angolanos.

No fim da partida, os canadenses se viram contra as cordas e foram pressionados. O gol da vitória saiu duas vezes: na primeira, Zito marcou, mas viu o VAR anular o tento por impedimento. Na sequência, porém, David garantiu o triunfo por 2 a 1 no Bezerrão.

1ª rodada
Angola 2 x 1 Nova Zelândia
26/10, 20h
Estádio Bezerrão, em Brasília

2ª rodada
Angola 2 x 1 Canadá
29/10, 17h
Estádio Bezerrão, em Brasília

3ª rodada
Brasil x Angola
01/11, 20h
Estádio Olímpico, em Goiânia

Convocados de Angola


Como é de costume nas equipes que se classificam para o Mundial, a Nova Zelândia trouxe para o Brasil boa parte do elenco que disputou o torneio continental. Ao todo, 16 dos 20 jogadores que estiveram na competição da Oceania também estão na lista da Copa do Mundo. 

O técnico José Figueira destacou o trabalho de longo prazo que esse grupo tem feito e o entrosamento que os jogadores carregam por jogarem juntos há tanto tempo.

- Existe um núcleo do grupo que esteve aqui desde o começo do ciclo. Nessa idade, há jovens que se desenvolvem em momentos diferentes, mas é animador que todos estejam em um lugar muito bom com seu futebol. É bom ter esse núcleo, mas também estou feliz com os que apareceram nos últimos cinco ou seis meses. Temos uma grande união e o grupo é muito equilibrado - destacou o treinador.

Goleiros

1. Cambila
12. Geovani
21. Vicente

Defensores

2. Porfirio
5. Mimo
13. Tino
15. Afonso
18. Pablo
19. Gege

Meio-campistas

3. Maestro
4. Domingos
6. Manilson
14. Pedro
16. Beni
17. Netinho
20. Zini

Atacantes

7. Capita
8. Nelinho
9. David
10. Zito
11. Abdoul

Técnico: Pedro Gonçalves

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics