Primeira Seleção Brasileira Feminina de Beach Soccer é convocada

Primeira Seleção Brasileira Feminina de Beach Soccer é convocada

Confira a primeira convocação da Seleção Feminina de Beach Soccer que vai disputar os Jogos Mundiais de Praia

Seleção Feminina de Beach Soccer Seleção Feminina de Beach Soccer
Créditos: Divulgação

O beach soccer viveu um momento histórico nesta sexta-feira (27/9). Pela primeira vez em 27 anos de história, o Brasil, maior vencedor mundial da modalidade, entre os homens, passou a ter uma Seleção Feminina. O técnico Fabrício Santos convocou 10 atletas para defenderem o Brasil nos Jogos Mundiais de Praia (ANOC World Beach Games), que acontecerão em Doha, no Catar, de 11 a 16 de outubro.

— A Seleção Brasileira feminina é a realização de um trabalho feito a longo prazo, desde que a CBSB foi formada e passou a gerir o esporte no território nacional. Desde 2015, quando assumimos o esporte, promovemos diversas competições femininas e incentivamos as federações estaduais a criarem campeonatos também. Todo esse trabalho em conjunto resultou no momento que vivemos hoje. Atletas de alto nível, que já atuam nos principais campeonatos europeus, além dos nacionais, e já figuram entre as melhores do mundo - disse o presidente da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), Rodrigo Royo.

Os treinos começam na próxima quarta-feira (2/10), no CT do Vasco da Gama, na praia de Copacabana (em frente à Rua Princesa Isabel), e vão até o dia 6/10 (domingo). Entre as convocadas, os destaques são a capitã Jasna Nagel, uma das mais experientes do time, e que já teve passagem pela Seleção Brasileira de campo; a defensora Bárbara Colodetti, que já foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-20 de campo e, recentemente, fez história no beach soccer por ter sido a primeira estrangeira a atuar no Campeonato Russo, um dos mais fortes do mundo – e ainda foi campeã; e a atacante Adriele, da cidade de Tutóia, no interior do Maranhão, eleita a terceira melhor do mundo em 2018.

— Teremos muito trabalho pela frente. Nosso material humano é muito bom, mas elas nunca atuaram como uma equipe. O lado bom, pelo menos, é que elas se conhecem há muito tempo e estão acostumadas a se enfrentarem em competições. Isso pode ajudar a acelerar o entrosamento. Porém, somente o tempo, com treinos e campeonatos frequentes é que formaremos um time mais competitivo. Agora temos que aproveitar que a motivação é enorme para darmos o nosso máximo e conseguirmos fazer uma grande exibição diante de fortes equipes como Espanha, que está no nosso grupo, e Grã Bretanha e Rússia, caso passemos de fase - avaliou o treinador Fabrício Santos, que tem quase duas décadas dedicadas ao beach soccer feminino.

A estreia do Brasil no Grupo A será no dia 11/10 contra Cabo Verde. Depois, no dia 13/10, será contra o México e, fechando a fase classificatória, no dia 14/10 contra a Espanha. No Grupo B estão Grã Bretanha, Rússia, EUA e Paraguai. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais, que serão disputadas no dia 15/10. A grande decisão acontece no dia 16/10.

Confira a lista completa das convocadas:

GOLEIRAS
Natalie (Flamengo-RJ)
Lelê Lopes (Rio Branco-ES)

DEFENSORAS
Jasna (Flamengo-RJ)
Dani Barboza (Flamengo-RJ)
Bárbara Colodetti (Rio Branco-ES)
Noele (Rio Branco-ES)

ATACANTES
Adriele (Sampaio Corrêa-MA)
Lelê Villar (Rio Branco-ES)
Lorena (Boavista-RJ)
Nayara (UDA-AL)

Sobre os Jogos Mundiais de Praia – ANOC World Beach Games
Está será a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia. O evento multiesportivo é organizado pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) e contam com 17 modalidades, sendo seis na praia (handebol, caratê, futebol, tênis, vôlei e wrestiling), seis na água (kite surfe, natação, longsurfe, shortsurfe, wakeboard e esqui aquático) e cinco de ação (aquatlon, basquete 3×3, boulder, BMX freestyle e skate).


Veja mais

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports