Seleção Brasileira

Rodrigo Caetano e Juan Santos visitam CT do New York City

Profissionais da Seleção estão nos Estados Unidos para observar a Copa do Mundo de Clubes e planejar o Mundial de Seleções de 2026

Assessoria CBF
11/07/2025 - 20h48
Atualizado há 13 dias
Compartilhe:

Rodrigo Caetano e Juan Santos visitaram o CT do New York CityCréditos: Divulgação CBF

Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas da CBF, juntamente com Juan Santos, coordenador técnico da Seleção, visitaram nesta sexta-feira (11) o Etihad City Football Academy New York, complexo de treinos do New York City, clube que disputa a Major League Soccer, como parte das observações que a CBF tem feito nos EUA, já visando à disputa da Copa do Mundo de 2026.

Nas últimas semanas, Sérgio Dimas, supervisor geral da CBF, e Guilherme Passos, fisiologista, também estiveram nos Estados Unidos visitando e inspecionando possíveis locais de treinamento e hospedagem da delegação.

A CBF mapeou vários locais que poderão abrigar o Brasil durante a Copa do Mundo, que será disputada na América do Norte, com sedes no Canadá, Estados Unidos e México. Pela primeira vez o principal torneio da FIFA terá 48 países representados por suas respectivas seleções.

O objetivo é buscar melhor qualidade de gramados, hotéis, facilidades de logísticas, a menor diferença possível de fuso horário e outros fatores que poderão influenciar positivamente no desempenho da Amarelinha.

Para Rodrigo Caetano, é importante ter as melhores opções para atender as necessidades da Seleção.

"Uma Copa do Mundo se ganha e se perde dentro e fora de campo. Nosso trabalho é planejar, identificar todas as possibilidades e estar atentos a todos os detalhes, para que no período da Copa tudo corra rigorosamente conforme o desejo da comissão técnica do Carlo Ancelotti. E também dar as melhores condições para os atletas, não só no período da disputa, mas também naquele período preparatório da última data Fifa de junho”.

MUNDIAL DE CLUBES

Rodrigo Caetano e Juan Santos estão nos EUA desde a semana passada, para as fases finais da Copa do Mundo de Clubes. Ambos estiveram nos estádios acompanhando os desafios enfrentados por Fluminense e Palmeiras e destacaram a boa campanha dos brasileiros no torneio.

"Foi muito importante para o futebol brasileiro o bom desempenho dos nossos representantes. Isso mostra que temos bons trabalhos feitos na parte de gestão e planejamento, sem falar nos ótimos profissionais que compõem as comissões técnicas e nas boas estruturas de cada clube, permitindo competir em pé de igualdade com outras equipes, sobretudo com os gigantes europeus."

Rodrigo Caetano e Juan Santos estão nos Estados Unidos para observar a Copa do Mundo de ClubesCréditos: Divulgação CBF

Além das observações com os atletas brasileiros, o Mundial de Clubes serviu para aproximar ainda mais e promover um intercâmbio com a Fifa, já visando a Copa do Mundo do ano que vem.

"É fundamental que a gente entenda a competição nos Estados Unidos, pois muito do que vimos aqui agora será colocado em prática em 2026, sabendo que México e Canadá também sediarão o evento. Questões como os estádios, a logística, os deslocamentos, o clima, as estruturas das cidades, condições de hospedagem e treinamento, enfim, uma gama enorme de informações e detalhes que serão analisados e trabalhados por nós, sempre visando o que for melhor para a Seleção Brasileira", disse Caetano.

O coordenador técnico da Seleção, Juan Santos, assistiu aos jogos do Mundial e ficou satisfeito com o desempenho dos clubes brasileiros.

"Pudemos acompanhar todos os jogos da primeira fase pela televisão e depois pessoalmente, nos estádios. Foi muito bom perceber o respeito que os demais países têm pelo futebol brasileiro e a maneira como os times se enfrentaram. Também foi importante observar mais de perto os jogadores, o desempenho técnico, os confrontos entre escolas diferentes, para entender o que tem sido feito nos grandes clubes que participaram da Copa."

Desejo da CBF

O presidente da CBF, Samir Xaud, esteve nos Estados Unidos para prestigiar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa e especialmente os clubes brasileiros participantes. Ele assistiu ao empate entre Palmeiras e Porto (0 a 0), em Nova Jersey, oportunidade em que se encontrou com a presidente do clube paulista, Leila Pereira.

Samir Xaud participou da Cúpula Executiva de Futebol da FIFA 2025, que aconteceu em Miami, entre os dias 19 e 21 de junho, durante a fase inicial da competição e se encontrou com dirigentes de federações internacionais e de outros grandes clubes na disputa da competição, a fim de discutir ações conjuntas em prol do futebol mundial.

Num encontro com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, Xaud disse que o Brasil está à disposição da entidade máxima do futebol para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029, o que agradou o dirigente.

"Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da FIFA. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço.”

A finalíssima da Copa será vista de perto também pelo treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, que chega nesta sexta-feira em Nova York.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.