Beach Soccer conquista ouro e bronze para o Brasil

Beach Soccer conquista ouro e bronze para o Brasil

Conquistas foram nos Jogos Mundiais de Praia; mulheres ficaram com o bronze na estreia em campeonatos, enquanto os homens reforçaram o favoritismo

Brasil x Rússia - Jogos Mundiais de Praia 2019

Créditos: Manuel Queimadelos/BSWW

Os Jogos Mundiais de Praia (World Beach Games) reservaram uma quarta-feira especial para os amantes do beach soccer. Inicialmente, viram a primeira seleção brasileira feminina da história conquistar a medalha de bronze, logo em sua estreia em campeonatos, mostrando ao mundo que o Brasil buscará a hegemonia no esporte também entre as mulheres, assim como já acontece com os homens. Depois, assistiram a um show da melhor seleção do mundo contra a grande rival Rússia. Goleada sem dó nem piedade e medalha de ouro no peito.

O futebol da jogadoras brasileiras encantou os torcedores que acompanharam a trajetória da equipe. Jogadas de habilidade e gols de muita plástica chamaram a atenção do mundo. Na disputa pelo bronze diante das russas não foi diferente. Mesmo saindo atrás do placar, o Brasil empatou com Adriele e, nem o segundo gol adversário tirou a confiança do time do técnico Fabrício Santos. Lorena marcou duas vezes seguidas e colocou o Brasil pela primeira vez na frente do marcador. A craque Dani Barboza marcou de cabeça o quarto, em bela jogada ensaiada de escanteio. A Rússia ainda marcou seu terceiro no fim do jogo, mas não tirou a conquista inédita das mãos das brasileiras.

“Esse bronze tem um sabor muito especial para esse grupo. Tivemos menos de sete dias para treinar o elenco, que nunca havia jogado junto. Mas a qualidade técnica das nossas atletas é algo muito acima do normal. Fizemos jogos de igual para igual com seleções que já existem há alguns anos como Espanha, Grã-Bretanha e Rússia. Vendemos muito caro nossas derrotas para as duas primeiras e hoje viramos o jogo contra as russas. Graças a uma entrega total dessas jogadoras. A disputa pelo ouro escapou nos últimos segundos, mas o bronze veio com muito gosto. Parabéns a todas por essa medalha tão importante para o Brasil”, disse o treinador Fabrício Santos.

Brasil x Rússia - Jogos Mundiais de Praia 2019 Brasil x Rússia - Jogos Mundiais de Praia 2019
Créditos: Manuel Queimadelos/BSWW

Seleção masculina atropela maior rival

Depois da conquista das mulheres, foi a vez dos homens entrarem em ação. Pelo histórico dos últimos anos, onde os confrontos entre Brasil e Rússia são os mais equilibrados do esporte, esperava-se que a disputa pelo ouro dos Jogos Mundiais de Praia fosse do mesmo jeito. Porém, os craques brasileiros entraram com sangue nos olhos e atropelaram a seleção russa. Um gol de Catarino de cabeça abriu o placar logo no início de jogo. Em seguida à saída de bola adversária, Rodrigo ampliou com um belo chute de meia distância, dando números finais ao primeiro período.

No decorrer do jogo o craque Mauricinho mostrou porque é um dos melhores do mundo! Marcou três golaços seguidos, um chutaço da lateral do campo, uma bicicleta e aproveitando um contra-ataque mortal, e abriu 5 a 0 no placar. Os russos fizeram dois gols, mas não incomodaram. Bokinha fez o sexto, de cabeça, em um lance de puro oportunismo e Filipe, numa cobrança de falta, bateu com categoria para ampliar. Mas o melhor ficou para o final. O gigante Lucão marcou o oitavo gol brasileiro pegando de primeira, sem ângulo, uma rebatida de cabeça da defesa, e fechou a artilharia brasileira com o gol mais bonito do torneio. Logo na saída de bola russa, a mesma respingou em sua direção. Ainda no campo de defesa, ele a dominou no alto e, com uma visão incrível de jogo, chutou de primeira, lá de trás, no ângulo do goleiro. Uma pintura!!!

“Foi uma partida para ficar marcada na nossa carreira. Enfrentar a Rússia é muito difícil. Eles conhecem bem a nossa maneira de jogar e sempre criam muitas dificuldades. Mas hoje fomos perfeitos. Botamos em prática tudo o que o treinador pediu na preleção e, não só neutralizamos seus principais jogadores, como abrimos espaço para jogarmos. Estou muito feliz pelos gols, mas principalmente pela medalha de ouro para o nosso país”, disse Lucão.

Sempre sensato, o técnico Gilberto Costa celebrou a vitória, porém já chamou a atenção para o evento mais importante do ano para a seleção.

“Essa medalha de ouro tem que ser muito valorizada. Foi uma grande conquista para o país, que veio através de uma grande partida desse grupo de atletas. Agradeço também a toda a equipe do COB conosco aqui em Doha, que nos deram total suporte. Vamos comemorar, mas só até amanhã. Depois o foco já volta para Copa do Mundo, que já acontece daqui a pouco mais de um mês. Não podemos perder o foco”, concluiu.

Brasil x Rússia - Jogos Mundiais de Praia 2019 Brasil x Rússia - Jogos Mundiais de Praia 2019
Créditos: Manuel Queimadelos/BSWW

CONFIRA COMO FOI A TRAJETÓRIAS DAS SELEÇÕES ATÉ AS MEDALHAS

MASCULINA
– 1º jogo: Marrocos 1 x 9 BRASIL – Gols: Mauricinho (3), Rodrigo (2), Catarino (2), Datinha e Antonio)
– 2º jogo: BRASIL 7 a 5 Emirados Árabes – Gols: Bokinha (2), Rodrigo (2), Rafinha, Filipe e um contra
– 3º jogo: BRASIL 7 x 4 Suíça – Gols: Rodrigo (3), Filipe, Bokinha, Catarino e Antonio
– Semifinal: BRASIL 7 a 5 Itália – Gols: Rodrigo (3), Filipe (2), Catarino e Lucão
– Final: Rússia 3 x 9 BRASIL – Gols: Mauricinho (3), Lucão (2), Catarino, Rodrigo, Filipe e Bokinha

FEMININA
– 1º jogo: BRASIL 7 x 2 Cabo Verde – Gols: Jasna (2), Nayara (2), Lelê Villar, Adriele e Bárbara Colodetti
– 2º jogo: BRASIL 4 (4)x(3) 4 México (pênaltis) – Gols: Dani Barboza (2), Nayara e Jasna
– 3º jogo: Espanha 6 x 3 BRASIL – Gols: Dani Barboza, Bárbara Colodetti e Lorena
– Semifinal: Grã-Bretanha 6 x 5 BRASIL – Gols: Nayara (2), Dani Barboza, Adriele e Lorena
– Disputa do 3º lugar: BRASIL 4 a 3 Rússia – Gols: Lorena (2), Adriele e Dani Barboza

Brasil x Rússia - Jogos Mundiais de Praia 2019 Brasil x Rússia - Jogos Mundiais de Praia 2019
Créditos: Manuel Queimadelos/BSWW

PATROCINADORES

Seleção Brasileira