Rodrigo com a taça do Hexa da Copa do Mundo de Beach SoccerCréditos: Aitor Alcalde - FIFA/FIFA via Getty Images
O pivô Rodrigo foi eleito para a Seleção do Ano de Beach Soccer no Beach Soccer Stars 2024, evento organizado pela Beach Soccer Worldwide (BSWW) e chancelado pela FIFA, na tarde desta quinta-feira (22). Ele recebeu o prêmio na cerimônia realizada na cidade de Porto de Santa María, na Espanha.
Além do brasileiro, os outros quatro jogadores foram portugueses: o goleiro Pedro Mano, os alas Bê Martins e Jordan Santos e o pivô Léo Martins.
Ele concorria também ao prêmio de melhor jogador do mundo. O ganhador, porém, foi o português Bê Martins.
Rodrigo foi eleito para a Seleção do Ano de Beach SoccerCréditos: Divulgação/Instagram/@beachsoccerworldwide
No ano passado, o camisa 9 foi crucial para a conquista do Hexa da Copa do Mundo de Beach Soccer, em fevereiro. Na decisão contra a Itália, foi o autor de três dos seis gols do Brasil na partida vencida por 6 a 4. Além deste feito histórico, ganhou o Neom Beach Games e o Desafio Internacional contra o Paraguai.
Neste ano, no início de maio, Rodrigo foi o capitão da conquista do Hepta do Mundial, em Seicheles. Novamente foi decisivo na final, marcando duas vezes na vitória por 4 a 3 sobre Belarus. Terminou a competição sendo eleito o melhor jogador da Copa, da final e vencendo a Bola de Bronze por ter sido o terceiro maior artilheiro da edição. Antes, em março, ele já havia obtido o tetracampeonato da Copa América.
Ao longo de sua trajetória pela Seleção, ele é tricampeão mundial (2017, 2024 e 25) e tem 150 jogos, com 213 gols. É, assim, o oitavo maior goleador da história do Brasil.
Rodrigo com a taça do Hepta da Copa do Mundo, a medalha e o troféu de melhor jogadorCréditos: Alex Grimm - FIFA/FIFA via Getty Images
Bobô, Thanger e Filipe Silva
O goleiro Bobô foi superado na eleição para o melhor goleiro do mundo. O vencedor foi o português Pedro Mano.
Thanger e Filipe Silva, por sua vez, eram postulantes ao prêmio de gol mais bonito, pelos golaços marcados pela Seleção contra a Espanha, no Neom Beach Games. A vencedora foi a espanhola Andrea Mirón, no tento anotado sobre a Suíça, pela Euro Beach Soccer League Nazaré 2024.
Bobô concorreu ao prêmio de melhor goleiro do mundo de Beach SoccerCréditos: Tullio Puglia - FIFA/FIFA via Getty Images
Sistema de votação
Correspondente à temporada de 2024, a eleição contou com votos de treinadores e capitães de todas as Associações de Futebol e Associações Nacionais de Beach Soccer e treinador e capitães de todos os clubes que disputaram pelo menos um dos seguintes torneios: World Winners Cup Alghero 2024, a Americas Winners Cup El Salvador 2024 ou a Euro Winners Cup Nazaré 2024.