Retrospecto de Brasil x Alemanha pelo futebol masculino em Jogos Olímpicos

Retrospecto de Brasil x Alemanha pelo futebol masculino em Jogos Olímpicos

Duelo desta quinta-feira (22) será o quinto confronto entre as duas seleções na história do torneio

Brasil campeão olímpico Rio 2016 Brasil campeão olímpico Rio 2016
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Brasil e Alemanha se preparam para escrever mais um capítulo na história de uma das maiores rivalidades do futebol. Nesta quinta-feira (22), as duas seleções se enfrentam pela rodada de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em uma reedição da final do torneio masculino em 2016.

Este será o sexto confronto entre Brasil e Alemanha na história do torneio olímpico de futebol masculino. O equilíbrio entre as duas seleções se reflete até mesmo nos resultados, que apresentam ligeira vantagem para o Brasil. Em cinco jogos, foram três empates e uma vitória para cada lado.

No entanto, nas duas vezes em que o jogo terminou em igualdade e teve que ir para os pênaltis, a Seleção Brasileira levou a melhor nos pênaltis. Em 1988, em Seul, o triunfo classificou o Brasil para a final. Em 2016, na decisão, o Brasil garantiu a medalha de ouro inédita na marca da cal após empate por 1 a 1.

À época com 19 anos de idade, o meia Claudinho era apenas um torcedor da Seleção naquela final, mas lembra com detalhes do jogo.

"Naquela final, reuni minha família para assistir, estava muito nervoso, como todos os jogadores. Queria estar ali naquele momento em campo para ajudar de alguma forma, mas com muitos jogadores qualificados conseguimos ser campeão e fiquei muito feliz", relembrou.

O confronto no Maracanã, em 2016, foi a primeira e única vez que a Seleção Brasileira encontrou a Alemanha desde a unificação do país. Até a queda do Muro de Berlim, em 1989, o país era dividido entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.

Duelos entre Brasil e Alemanha no futebol masculino dos Jogos Olímpicos


Jogos Olímpicos de Helsinque 1952

Brasil 2 x 4 Alemanha Ocidental - Töölön Pallokenttä, Helsinque (FIN)*

Gols: Larry e Zózimo

*derrota na prorrogação, após empate por 2 a 2 no tempo normal

Jogos Olímpicos de Montreal 1976

Brasil 0 x 0 Alemanha Oriental - Estádio Varsity, Toronto (CAN)

Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984

Brasil 1 x 0 Alemanha Ocidental - Stanford Stadium, Palo Alto (EUA)

Gol: Gilmar Popoca

Jogos Olímpicos de Seul 1988

Brasil 1 (3) x (2) 1 Alemanha Ocidental - Estádio Olímpico, Seul (KOR)

Gol: Romário

Jogos Olímpicos do Rio 2016

Brasil 1 (5) x (4) 1 Alemanha - Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Gol: Neymar Jr.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics