Copa América 2019: Seleção Brasileira conhece hoje seus adversários

Copa América 2019: Seleção Brasileira conhece hoje seus adversários

Sorteio da Copa América 2019 será nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a cerimônia que decide os oponentes do Brasil na fase de grupos

Seminário das equipes da Copa América 2019. Taça

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Chegou o dia de saber quem o Brasil enfrentará na fase de grupos da Copa América 2019! Nesta quinta-feira (24), será definida a composição dos grupos participantes, no centro cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir das 20h30 (Horário de Brasília). Ídolos como Ronaldinho Gaúcho, Cafu, Marta e Zico estarão presentes no evento. A cerimônia, promovida pela Conmebol e pelo Comitê Organizador Local terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

A estreia da 46ª edição da competição será no dia 14 de junho, no Morumbi, em São Paulo. No dia 18, a equipe brasileira entra em campo na Arena Fonte Nova, em Salvador, e no dia 22 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, será decidido quem vai às quartas de final. É hora da Seleção conhecer quem enfrenta nestes três duelos.

Como funciona o sorteio?

As doze seleções participantes - Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Japão e Catar - serão divididas em três grupos, com quatro equipes cada. As quartas de final serão compostas pelos dois melhores de cada grupo, além dos dois terceiros colocados que mais pontuarem. 

O Brasil, em sua quinta edição como anfitrião, será cabeça de chave do Grupo A do torneio. Além da Seleção Brasileira, o Uruguai, 7º no ranking da FIFA e o maior campeão da Copa América com 15 títulos, e Argentina, 11ª no ranking da FIFA, também foram definidos como cabeças de chave do sorteio.

Após a definição das posições B1 e C1, serão sorteados os países que formarão os três grupos e seus respectivos lugares dentro das chaves. Colômbia, Chile (atual bicampeão continental) e Peru estão no pote 2; Venezuela, Paraguai e Japão ficarão no pote 3; enquanto o pote 4 terá Equador, Bolívia e Catar.

As bolas das urnas 2, 3 e 4 terão as seleções participantes, enquanto as urnas A, B e C corresponderão às suas posições nos grupos. Um detalhe importante é que o Japão e o Catar, por serem seleções convidadas, não ficarão no mesmo grupo, por isso serão distribuídos em urnas diferentes.

POTE 1 POTE 2 POTE 3 POTE 4
BRASIL (A1) COLÔMBIA JAPÃO BOLÍVIA
ARGENTINA CHILE PARAGUAI CATAR
URUGUAI PERU VENEZUELA EQUADOR

 

Estrelas do futebol 

Cafu, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Zico são alguns dos ídolos que farão parte da cerimônia desta quinta, além de figuras de outros países que fizeram história no futebol, como o argentino Javier Zanetti e o colombiano Francisco Maturana. Melhor do mundo em 2004 e 2005, Ronaldinho Gaúcho fará uma participação especial na cerimônia, que terá aproximadamente 60 minutos.

A CONMEBOL Copa América tem um capítulo marcante na trajetória do craque. Foi na edição de 1999, ainda aos 19 anos, que o habilidoso jogador chamou atenção do mundo do futebol ao marcar um belo gol contra a Venezuela, após chapéu sobre o zagueiro.

A Rainha do Futebol, Marta, será a responsável pelo pote 1, que definirá o grupo dos cabeças de chave. Zanetti, um dos jogadores que mais jogou na história da seleção argentina, ficará no pote 2, e Zico, um dos maiores ídolos do Brasil e do Japão, estará no 3. O pote 4, que define os destinos de Equador, Bolívia e Catar, terá Maturana, técnico da Colômbia campeã da Copa América em 2001, como responsável.

Para os potes A, B e C, que sorteiam as posições de cada país nos grupos, os encarregados serão os craques Romerito, campeão pelo Paraguai na edição de 1979 da CONMEBOL Copa América; Zé Roberto, bicampeão com a Seleção Brasileira em 1997 e 1999; e o uruguaio Diego Lugano, campeão em 2011.

CONMEBOL Copa América Brasil 2019

A 46ª edição do torneio mais antigo de Seleções do mundo será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.

Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participarão como convidados.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações