CBF transforma site e redes sociais em homenagem ao título do Sul-Americano de 1919

CBF transforma site e redes sociais em homenagem ao título do Sul-Americano de 1919

Principais canais de comunicação da Seleção Brasileira, redes sociais e site amanhecem o dia da estreia na Copa América com uma volta no tempo, até 1919

Fotos 1919 Fotos 1919
Créditos: Arquivo Nacional

Uma viagem de mais de 100 anos ao passado. Para celebrar o início da Copa América de 2019, a CBF levou seu site e suas redes sociais para o ano de 1919, quando o Brasil conquistou o primeiro grande título de sua história. A nova logo deu lugar ao escudo da CBD. O uniforme será o branco, como nos tempos antigos, e uma série de matérias especiais sobre o ano da conquista do Sul-Americano.

A capa do site amanheceu toda repaginada. Com cabeçalhos em preto e branco e imagens em preto e branco, o portal da CBF resgatou memórias da época em que a Seleção ainda não era pentacampeã do mundo e o futebol ainda conquistava o povo brasileiro. O título também será lembrado durante a estreia do Brasil contra a Bolívia, nesta sexta-feira, às 21h30, no Morumbi, em São Paulo. O Team Brasileiro usará a nova camisa branca, que faz alusão ao título centenário.

Arthur Friedenreich: o primeiro ídolo da Seleção

Autor do gol do título da Seleção em 1919, Arthur Friedenreich é, até hoje, tratada como o primeiro grande ídolo do time. Conheça a origem e a história de “El Tigre”, como ficou conhecido pelos uruguaios após marcar na final do Sul-Americano.

Como era o Brasil em 1919?

Moeda diferente, menos direitos, nem rádio existia ainda no Brasil… O que mudou nos 100 anos que separam o título de 1919 e a Copa América de 2019? Criamos uma lista para enumerar as transformações pelas quais o país passou em tanto tempo.

Título do Sul-Americano serviu para quebrar preconceitos no futebol brasileiro

Para além da glória conquistada dentro de campo, o Sul-Americano teve um papel importante para a formação da identidade do povo brasileiro. Com o acentuado preconceito dos rivais, a Seleção Brasileira se uniu, vencendo as barreiras do racismo e do elitismo dentro de seu próprio time e torcida.

As lembranças e artefatos de 1919 no Museu Seleção Brasileira

O Museu Seleção Brasileira é um dos melhores lugares para o fã de futebol no Rio de Janeiro. Com acervo incrível de taças e lembranças da Seleção, o Museu tem várias peças que remetem ao Sul-Americano de 1919.

Escrete, córner, prélio… O vocabulário do futebol há 100 anos

A língua portuguesa muda constantemente. Há 100 anos, usávamos termos completamente diferentes para falarmos sobre futebol. Escanteio era córner. Time, escrete, e o goleiro atendia pela alcunha de goalkeeper (ou só keeper, dependendo da utilização). Aos poucos, fomos abandonando as palavras mais “inglesas”. Explicamos um pouco sobre vários deles neste glossário de termos da época.

Time foi criado para homenagear o título

O Sul-Americano de 1919 entrou para a história da Seleção, mas uma de suas maiores heranças não é conhecida por grande parte da torcida brasileira. No interior do Paraná, na cidade de Antonina, foi criado um clube para homenagear o título inesquecível. Saiba mais sobre a história do 29 de Maio.

Comando dividido: técnicos e capitães compartilhavam funções em 1919

Atualmente, a Seleção Brasileira tem o técnico Tite como grande comandante do time. Mas nem sempre foi assim. Em 1919, a função de treinador era dividida entre os jogadores, que formavam a comissão técnica e exerciam sua liderança sobre o elenco.

O luto que uniu Brasil, Argentina e Uruguai após o Sul-Americano

Um dia depois do título do Brasil, a comunidade do futebol sul-americano recebeu uma notícia trágica. Morria no Rio de Janeiro o goleiro uruguaio Roberto Chery, acidentado após uma defesa na segunda rodada do campeonato. O luto pelo arqueiro se transformou em solidariedade e Brasil e Argentina fizeram um amistoso histórico.

O estádio das Laranjeiras, palco do título Sul-Americano

Conhecido como o berço da Seleção Brasileira, o estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, foi o palco do título sul-americano de 1919. Parte da história do nosso futebol, o estádio comemorou, neste ano, os 100 anos de sua inauguração.

O primeiro grande título: detalhes sobre a campanha e a conquista

Como foi o título da Seleção em 1919? Contra quem jogamos, quem foram os campeões? Confiram todos os detalhes da conquista que completou 100 anos em 2019.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics