Time de Robinho, Mossoró e Caiçara é promessa no Campeonato Turco

Time de Robinho, Mossoró e Caiçara é promessa no Campeonato Turco

Istanbul Basaksehir bateu na trave nas últimas temporadas e entra na edição 2019/20 brigando pelo título com os tradicionais Galatasary, Fenerbahçe e Besiktas

Trio brasileiro formado por Júnior Caiçara, Márcio Mossoró e Robinho defende o Istanbul Basaksehir, da Turquia Trio brasileiro formado por Júnior Caiçara, Márcio Mossoró e Robinho defende o Istanbul Basaksehir, da Turquia
Créditos: Reprodução/Instagram @robinho

O Campeonato Turco 2019/20 começa nesta sexta-feira (15) com o Istanbul Basaksehir (fala-se Bachak-cherrí) podendo ser a principal pedra no sapato dos tão conhecidos Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray. Apesar da pouca tradição, o time de Istambul bateu na trave nas últimas temporadas e promete muito empenho para buscar o título inédito neste ano. Para isso, conta com três brazucas em seu elenco: o lateral-direito Júnior Caiçara, o meia Márcio Mossoró e o atacante Robinho.

Depois que subiu para a primeira divisão turca, na temporada 2014/15, o Basaksehir vem ocupando as primeiras posições. Na última edição, o time teve o reforço de Robinho, que chegou para o segundo turno da competição e foi fundamental para a briga pelo título até a última rodada, onde o Galatasary acabou ficando com a taça por apenas dois pontos de diferença.

O mais antigo entre os brasileiros é Márcio Mossoró, que está no clube exatamente desde o ano do último acesso. O meia participou das campanhas que deixaram o time de Istambul em quarto lugar em 2014/15 e 2015/16, em segundo na temporada 2016/17, na terceira posição em 2017/18, e na vice-liderança na última. Aos 36 anos, o jogador se destacou no Brasil atuando no Paulista de Jundiaí-SP sendo destaque da Copa do Brasil de 2005. É uma peça importante para o time turco, que faz bem o papel de ligar o meio ao ataque.

Já o lateral Júnior Caiçara, que foi revelado pelo Santo André-SP e não teve tanto destaque no futebol nacional, joga na Europa há sete anos e foi para o clube turco em 2017. O brasileiro é titular absoluto da equipe, que nesta temporada será treinada por Okan Buruk.

Além do Basaksehir, o Campeonato Turco também conta com outros brazucas. Entre os times mais conhecidos, há o zagueiro Marcão Teixeira e lateral-direito Mariano, que defendem o atual campeão Galatasary. No Fenerbahçe, o volante Jailson, que foi campeão da Libertadores pelo Grêmio em 2017, representa o Brasil. E o lateral-direito Douglas chega ao Besiktas para esta temporada – na última, defendia o Sivasspor, também da Turquia.

Confira a lista dos brasileiros que disputarão o Campeonato Turco na temporada 2019/20:

Istanbul Basaksehir – Junior Caiçara (lateral-direito), Márcio Mossoró (meia) e Robinho (atacante)

Besiktas – Douglas (lateral-direito)

Fenerbahçe – Jailson (volante)

Galatasaray – Marcão Teixeira (zagueiro) e Mariano (lateral-direito)

Alanyaspor – Baiano (lateral-direito), Welinton (zagueiro) e Djalma (atacante)

Antalyospor – Diego Ângelo (zagueiro), Chico (meia), Charles (volante) e Amilton (atacante)

Denizlispor – Tiago Lopes (lateral-direito)

Gazisehir – Junior Maranhão (meia), Igor (meia) e Jefferson (volante)

Gençlerbirligi – Flávio (zagueiro)

Göztepe – Titi (zagueiro)

Kasimpasa – não tem

Kayserispor – Pedro Henrique (meia)

Konyaspor – não tem brasileiro

Rizespor – não tem brasileiro

Sivasspor – Marcelo Goiano (zagueiro) e Fernando (atacante)

Trabzonspor – não tem

Yeni Malatyaspor – Guilherme (atacante)