Surpresa na Copa do Rei, Mirandés conta com Matheus Aiás para ir à final: “Queremos mais”

Surpresa na Copa do Rei, Mirandés conta com Matheus Aiás para ir à final: “Queremos mais”

Atacante brasileiro marcou cinco gols na competição e é o artilheiro da equipe, que já eliminou três clubes da primeira divisão do Campeonato Espanhol

Matheus Aiás é um dos principais destaques do Mirandés, semifinalista da Copa do Rei na temporada 2019/2020 Matheus Aiás é um dos principais destaques do Mirandés, semifinalista da Copa do Rei na temporada 2019/2020
Créditos: Divulgação/CD Mirandés

“Jogo é jogado, e lambari é pescado”. É com o ditado popular que o atacante brasileiro Matheus Aiás exalta a campanha do modesto Mirandés na Copa do Rei da Espanha. O time da pequena cidade de Miranda de Ebro, que possui pouco mais de 35 mil habitantes, está fazendo história e começa a disputar nesta quinta-feira (13) a semifinal do torneio. Diante da Real Sociedad, o clube da segunda divisão espanhola tenta eliminar uma equipe da elite do país pela quarta vez consecutiva – Celta de Vigo, Sevilla e Villarreal já ficaram pelo caminho nas fases anteriores. Antes da partida de ida, o camisa 9 e artilheiro do Mirandés na competição, com cinco gols marcados, conversou de forma exclusiva com o site da CBF.

+ Veja a tabela completa da Copa do Rei

Com os pés no chão, Matheus Aiás admite que a Copa do Rei não era o foco principal do Mirandés. A equipe foi recém-promovida para a segunda divisão da Espanha e trabalhava com o foco de permanecer. No entanto, o time está indo além das expectativas.

– Graças a Deus tivemos a felicidade de conseguir o acesso na temporada passada. Nosso foco desde o início foi manter o time na segunda divisão. Na verdade, eu diria que foi um presente chegarmos onde nós chegamos até agora na Copa do Rei – afirmou o atacante revelado na base da Ponte Preta.

 

“Começamos a sonhar em fazer história e escrever nossos nomes nela. Já que chegamos, queremos mais, né? Por que não?”

 

Nas duas primeiras fases da competição, o Mirandés eliminou o Coruxo Fútbol Club e UCAM Murcia, ambos da terceira divisão. O primeiro adversário da elite foi o Celta de Vigo, que foi superado por 2 a 1, com direito a gol de Matheus Aiás e vitória na prorrogação.

Já nas oitavas de final, o sorteio guardou o maior desafio até então: enfrentar o Sevilla, equipe que briga na parte de cima da tabela do Campeonato Espanhol. Com o apoio da torcida no modesto estádio Municipal de Anduva, o Mirandés derrotou os ‘Palanganas’ pelo placar de 3 a 1. Autor de dois gols, Matheus admite que este foi o duelo que fez com que todos no clube passassem a sonhar mais alto.

– Nosso foco maior sempre foi a liga, mas depois que ganhamos do Sevilla em casa, creio que foi uma surpresa para todos. Começamos a sonhar em fazer história e escrever nossos nomes nela. Já que chegamos, queremos mais, né? Por que não? – disse o camisa 9, que voltou a balançar as redes também nas quartas de final, quando o Mirandés eliminou o Villarreal por 4 a 2.

Atacante brasileiro já marcou cinco gols na Copa do Rei e é um dos candidatos à artilharia da competição Atacante brasileiro já marcou cinco gols na Copa do Rei e é um dos candidatos à artilharia da competição
Créditos: Reprodução/Instagram @m9aias

Para o confronto diante da Real Sociedad, mais um time da elite do futebol espanhol, o atacante mantém os pés no chão. Mas o brasileiro lembra que o jogo se decide apenas dentro das quatro linhas.

– Nós somos a surpresa dessa Copa do Rei. Um time humilde, de muitos jovens, que sonham alto em chegar na elite do futebol. Claro que entre os quatro que se classificaram somos o time de menor expressão, mas o fator que determina é dentro de campo, né? É de igual para igual. Até porque ‘jogo é jogado e lambari é pescado’ (risos) – ressaltou Matheus.

A semifinal da Copa do Rei será a primeira fase do torneio com duelos de ida e volta. Com o sorteio, o Mirandés jogará a segunda partida em casa e terá mais uma vez a chance de carimbar a classificação diante da torcida.

– Todos que vêm jogar aqui sabem a dificuldade que é enfrentar o Mirandés em Anduva. Mas nosso primeiro objetivo, nesses 180 minutos, é sair do primeiro jogo mais vivo do que nunca. Porque jogando em casa, na volta, teremos nosso apoio extracampo (torcida) para poder conseguir a classificação para a grande final – completou o centroavante.

Com apenas 23 anos, Matheus Aiás está no futebol europeu há cinco anos. O jogador pertence ao Watford, da Inglaterra, mas está em sua segunda temporada no Mirandés por empréstimo. Com cinco gols em cinco partidas, o brasileiro está na vice-artilharia da Copa do Rei – tendo apenas dois tentos a menos do que Alexander Isak, da Real Sociedad. O time de Matheus tenta superar a campanha de 2011/2012, quando o clube também chegou na semifinal e teve sua melhor participação até então na competição.

O segundo jogo entre Mirandés e Real Sociedad está marcado para o dia 4 de março. Pelo outro lado da chave, Athletic Bilbao e Granada disputam a segunda vaga na grande decisão da Copa do Rei. As equipes entraram em campo para a partida de ida nesta quarta-feira (12), com vitória de 1 a 0 da equipe basca, e fazem a volta no dia 5 de março.

+ Saiba tudo sobre os brasileiros pelo mundo

Confira abaixo a entrevista completa com Matheus Aiás:

Gosto especial em fazer gols contra equipes da elite do futebol espanhol

Eu fiquei muito feliz em poder marcar e ajudar o time a chegar onde estamos agora. Para mim, é e sempre vai ser um gosto especial marcar, ainda mais contra essas três grandes equipes da elite espanhola. Mas o gosto especial mesmo foi a classificação diante da nossa torcida, eles merecem.

Busca pela artilharia da Copa do Rei

Meu primeiro objetivo, e acredito que de toda a nossa equipe, é se classificar para a final. Mas não descarto nenhuma possibilidade. Seria um sonho realizado ser o goleador de uma competição de extrema importância. Mas passar para a final é meu objetivo principal.

Eliminação do Real Madrid pela Real Sociedad, próxima adversária do Mirandés

Eu diria que, nós que amamos o que fazemos, que é jogar futebol, quanto mais desafio, melhor. Porque gostamos dessa certa dificuldade, de enfrentar grandes equipes, e não seria diferente contra o Real Madrid. Mas acredito que a maior visibilidade será chegar na final da Copa do Rei. A Real Sociedad se mostrou competente para chegar na semifinal e será um prazer jogar contra eles. É uma excelente equipe.

Clima em Miranda de Ebro com a campanha histórica na Copa do Rei

A cidade está muito feliz. É contagiante você sair para comer, nos restaurantes, no mercado, na padaria, todos ressaltando o orgulho que eles têm da nossa equipe, a felicidade que nós temos dado para eles. Ver um sorriso no rosto de cada uma dessas pessoas é gratificante, não tem preço.

Adaptação ao futebol europeu

Meu primeiro ano foi um pouco complicado, como para todos que vêm para cá. Mas eu me adaptei muito rápido aos costumes, aprendi rápido a língua, e isso me favoreceu muito. Aqui também eu fiz muitos amigos, de se levar para vida. Eu moro sozinho, mas minha família vem me visitar sempre que pode.

Modesto Mirandés está na semifinal da Copa do Rei e irá enfrentar a Real Sociedad, buscando uma vaga na grande decisão Modesto Mirandés está na semifinal da Copa do Rei e irá enfrentar a Real Sociedad, buscando uma vaga na grande decisão
Créditos: Reprodução/Instagram @m9aias

PATROCINADORES

Home Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser