Reformulado, Athletico Paranaense estreia na Copa Libertadores contra o Peñarol-URU

Reformulado, Athletico Paranaense estreia na Copa Libertadores contra o Peñarol-URU

Em entrevista ao site da CBF, capitão Wellington e técnico Dorival Jr afirmam que equipe chega forte para torneio e não se preocupam com catimba sul-americana

Athletico Paranaense estreia na Copa Libertadores diante do Peñarol, do Uruguai, na Arena da Baixada Athletico Paranaense estreia na Copa Libertadores diante do Peñarol, do Uruguai, na Arena da Baixada
Créditos: Matheus Sebenello/MowaPress

“Glória Eterna”. O lema da Copa Libertadores traduz bem os sonhos dos torcedores do Athletico Paranaense nos últimos anos. Em um crescente desde temporadas anteriores, o rubro-negro já viu seu clube conquistar a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil em 2018 e 2019, respectivamente. O sonho para 2020 vai além: repetir 2005, quando chegou à decisão do principal torneio de clubes da América do Sul e terminou vice-campeão, mas, dessa vez, conseguir um final feliz.

+ Veja a tabela completa da Copa Libertadores

Para a atual temporada, o Furacão passou por uma grande reformulação em seu elenco. Uma das principais mudanças, inclusive, foi a chegada do técnico Dorival Júnior. Em entrevistas exclusivas ao site da CBF, o treinador e o capitão do time, o volante Wellington, falaram sobre a expectativa para a disputa da Libertadores. Para o camisa 5, a experiência dos atletas que permaneceram no elenco pode ser uma força do time na competição.

– Está uma preparação boa. Está começando, praticamente, um trabalho do zero. Mas com a base que ficou. Um time campeão, estruturado. Jovem, mas com jogadores maduros. Para alguns será a primeira vez na Libertadores. Espero dar suporte a esses mais novos que estão chegando – disse o volante, afirmando também que bate, sim, uma ansiedade antes da estreia:

– Frio na barriga faz parte. Acho que quando você perder isso, chegou a hora de parar. Eu estou muito longe disso. A ansiedade é boa, que chegue logo. A expectativa de começar e fazer o melhor com a camisa do Athletico. Claro que há situações que você acaba sendo mais experiente. Situações de jogo que as vezes acontece, você acaba passando um pouco de experiência para os mais jovens.

Volante e capitão Wellington é um dos atletas remanescentes das últimas temporadas Volante e capitão Wellington é um dos atletas remanescentes das últimas temporadas
Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial Athletico

O primeiro adversário do Athletico será o Peñarol, do Uruguai. Wellington elogiou a equipe adversária, mas relembrou os duelos válidos pela Sul-Americana de 2018, quando o Furacão venceu as duas partidas.

– Jogamos em 2018 contra eles, na Sul-Americana, dois jogos. Um na Arena e outro lá, no estádio deles. É uma equipe tradicional, está acostumada a disputar também esse tipo de torneio. Acho que vai ser um grande jogo, mas acredito muito no Athletico, porque estamos crescendo, espero continuar fazendo grandes jogos e ganhando grandes partidas, que é o mais importante.

+ Saiba tudo sobre os brasileiros pelo mundo

Dorival: Athletico forte e preocupação com catimba de lado

Técnico Dorival Júnior assumiu o comando do time para 2020 e acredita que o Furacão continua uma equipe competitiva, apesar da reformulação Técnico Dorival Júnior assumiu o comando do time para 2020 e acredita que o Furacão continua uma equipe competitiva, apesar da reformulação
Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial Athletico

Recém-chegado ao Athletico Paranaense, o técnico Dorival Júnior admite o peso que tem em um time que passa por uma grande reformulação. Apesar disso, para ele, o Furacão tem totais chances de ir longe na disputa da Libertadores.

– Estamos em um processo de reformulação da equipe, não posso esconder isso de ninguém. É natural que você quebre um pouquinho aquilo que vinha sendo desenvolvido, porém não tenho dúvidas que teremos uma equipe competitiva, forte, em condições de fazer grandes jogos – afirmou o treinador rubro-negro.

Dorival ainda se mostrou tranquilo quanto a possível catimba que pode enfrentar na competição continental. Para o comandante, atualmente os brasileiros já não têm tantos problemas como antigamente. Mas, ainda que haja, o técnico afirmou que sua equipe precisa deixar esses problemas para os árbitros.

– O que eu vejo é que o próprio nível da competição subiu muito. Nós temos que nos preocuparmos em estarmos bem, jogarmos o nosso melhor. Deixarmos essas questões para que as arbitragens possam definir. Mas eu vejo hoje o nível do futebol sul-americano superior àquilo que acontecia alguns anos atrás – completou.

O Athletico Paranaense está no Grupo C da Copa Libertadores. Além do Peñarol, adversário da estreia, o Furacão terá pela frente o Colo-Colo, do Chile, e o Jorge Wilstermann, da Bolívia. O duelo diante dos uruguaios está marcado para esta terça-feira (3), na Arena da Baixada, com bola rolando às 21h30 (horário de Brasília).

Confira abaixo os jogadores inscritos pelo Athletico Paranaense na Copa Libertadores:

Athletico inscreveu 30 atletas para a fase de grupos da Copa Libertadores 2020 Athletico inscreveu 30 atletas para a fase de grupos da Copa Libertadores 2020
Créditos: Divulgação/Athletico

PATROCINADORES

Home Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics