No mesmo grupo pela primeira vez, Inter e Grêmio estreiam na Libertadores

No mesmo grupo pela primeira vez, Inter e Grêmio estreiam na Libertadores

Pela primeira vez na história, Internacional e Grêmio vão se enfrentar na Libertadores. Antes do clássico, equipes estreiam na competição nesta terça-feira

Pela primeira vez na história Inter e Grêmio dividem mesmo grupo da Libertadores Pela primeira vez na história Inter e Grêmio dividem mesmo grupo da Libertadores
Créditos: Renato Padilha/AGIF

Uma Libertadores para ficar bem guardada na memória de colorados e tricolores. Nesta terça-feira (3), a bola rola para uma edição histórica do torneio continental que pela primeira vez terá Grêmio e Internacional frente a frente. Mas antes do Gre-Nal inédito, as equipes farão suas estreias pelo Grupo E. No Beira-Rio, o Inter recebe a Universidad Católica-CHI, a partir das 19h15. Já o Imortal vai até a Colômbia para encarar o América de Cali, às 21h30 (de Brasília). 

Para o Internacional, a Libertadores 2020 começou com duas decisões logo de cara. Sétimo colocado do Brasileirão do ano passado, o Colorado disputou dois mata-matas durante as fases preliminares, deixando para trás Universidad de Chile e Tolima-COL. Na briga pela vaga no Grupo E, o Beira-Rio foi um dos trunfos da equipe, que se manteve 100% no estádio. Agora chegou a hora da torcida mostrar sua força diante da Universidad Católica. 

Pela fase preliminar, Internacional se manteve 100% no Beira-Rio Pela fase preliminar, Internacional se manteve 100% no Beira-Rio
Créditos: Ricardo Duarte/Internacional

– Foram difíceis essas duas Pré-Libertadores, sobretudo a segunda lá na Colômbia e aqui. Nós conseguimos nosso primeiro objetivo que era se classificar para fase de grupos. Agora é trabalhar e focar nesses seis jogos. É um grupo difícil, com times muito bons e o fator casa na Libertadores é sempre fundamental, é importante fazer o nosso papel aqui. Temos que ter uma concentração muito alta para o jogo de hoje, não vai ser fácil, a Universidad Católica tem um grande time, muito competitivo e a gente vai ter que trabalhar muito para ganhar – analisou o zagueiro Víctor Cuesta.

Com dois títulos do torneio, o Inter chega a sua 13ª participação e vai em busca do tri para igualar a quantidade de taças do arquirrival. Além das conquistas de 2006 e 2010, o Colorado também marcou presença na final de 1980 quando terminou com o vice-campeonato. Já no ano passado, os gaúchos se despediram da competição nas quartas de final, diante do Flamengo, atual campeão.

Grêmio dá pontapé inicial na Libertadores diante do América de Cali

Grêmio inicia a caminhada na Libertadores 2020 nesta terça-feira diante do América de Cali Grêmio inicia a caminhada na Libertadores 2020 nesta terça-feira diante do América de Cali
Créditos: Lucas Uebel/Grêmio

Tradição é a palavra de ordem entre os gremistas. O Tricolor está em sua 20ª aparição na Libertadores e leva para o campo o peso de três conquistas. A equipe de Renato Portaluppi já soma cinco participações consecutivas na competição e, além ficar com o título de 2017, figurou entre os quatro melhores do continente nos últimos três anos. 

A experiência do Imortal na Libertadores faz parte também da bagagem de alguns jogadores. Do elenco atual, sete fizeram parte do grupo que conquistou o topo da América em 2017: Geromel, Kannemann, Everton, Bruno Cortez, Marcelo Oliveira, Maicon e Paulo Victor. Contra o América de Cali, o zagueiro Geromel deve ser um dos titulares e falou sobre o que espera do confronto. 

– Temos um grupo experiente, quase todos os nossos jogadores conhecem a Libertadores. Já sabemos da dificuldade, ainda mais aqui na Colômbia, contra o América que tem jogadores de muita qualidade. Não será um jogo fácil. Temos a vantagem da experiência, mas eles têm o fator local. Não perderam em casa e chegam motivados. Mas estamos preparados para as dificuldades que vamos ter – afirmou o defensor. 

Já pela segunda rodada do Grupo E, tricolores e colorados vão levar para a Libertadores o clima de um Gre-Nal. Grêmio e Inter duelam no dia 12 de março, às 21h, na Arena do Grêmio. 

+Veja a tabela completa da Libertadores 2020!