Matheus Cunha aposta em mais experiência para segundo ano na Alemanha

Matheus Cunha aposta em mais experiência para segundo ano na Alemanha

Atacante do Leipzig acredita que jovem equipe já é uma realidade no futebol do país e pode bater de frente com os grandes

Matheus Cunha disputará sua segunda temporada no futebol alemão e espera evolução para individual e coletiva no RB Leipzig Matheus Cunha disputará sua segunda temporada no futebol alemão e espera evolução para individual e coletiva no RB Leipzig
Créditos: Reprodução/Instagram @mathcunha_

O Campeonato Alemão começa nesta sexta-feira (16) e contará com a participação de 12 jogadores brasileiros, que representarão sete equipes. Um dos nomes é o do jovem Matheus Cunha, que irá vestir a camisa do RB Leipzig pela segunda temporada. Em entrevista exclusiva ao site da CBF, o atleta falou sobre o que espera do torneio. 

Com apenas 20 anos, Matheus Cunha disputou 39 jogos e marcou oito gols durante a primeira temporada na Alemanha. O Leipzig, por sua vez, terminou na terceira colocação da liga nacional, atrás apenas de Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Para 2019/2020, o jogador acredita em uma evolução ainda maior. 

– Me sinto muito mais preparado e adaptado. Meu primeiro ano aqui foi excelente. Pude ganhar meu espaço e ajudar o clube nas boas campanhas que fizemos. A meta para este segundo ano é evoluir ainda mais individualmente e também coletivamente. Mais gols, mais assistências, títulos e vitórias. Essas são as metas – afirmou o atacante brasileiro. 

Apesar de o clube ter apenas dez anos e estar na primeira divisão há três, Matheus acredita que o Leipzig já não é mais um ‘azarão’ e tem o que precisa para bater de frente com os rivais do país. O Bayern, por exemplo, é o atual heptacampeão nacional, mas não chega a ser imbatível. 

– Azarões nós temos a certeza que não somos mais. Pelo investimento e tudo que o clube possui de estrutura e planejamento. Os últimos anos mostram como o Leipzig tem se consolidado no cenário do futebol. Incomodamos os grandes no Campeonato Alemão, chegamos à final da Copa da Alemanha e estaremos disputando a Liga dos Campeões esse ano. Fase de “azarões” acredito que já passou. Agora é conquistar ainda mais terreno nesta temporada que se inicia – garantiu. 

Além de Matheus, outro brasileiro que defende as cores do RB Leipzig é o também jovem Luan Cândido, com quem o atacante tem bastante proximidade. Paulinho, que atua pelo Bayer Leverkusen e é companheiro de Matheus nas categorias de base da Seleção Brasileira, é outro atleta com quem mantém mais contato. 

– (O Luan) chegou ano passado e nós estamos sempre juntos. De outros clubes converso e tenho uma proximidade muito grande com o Paulinho. Estivemos na Seleção Brasileira na disputa do Torneio de Toulon e em outras convocações da Seleção Sub-20. Sempre nos falamos e um ajuda o outro aqui na Alemanha – disse o jogador, que terminou como artilheiro da competição disputada na França, seguido justamente pelo atacante do Bayer. 

Para finalizar, Matheus Cunha falou sobre a disputa que terá que encarar por uma vaga na equipe titular do Leipzig. Um dos principais concorrentes é o alemão Timo Werner, de apenas 23 anos, que é considerado uma das principais revelações do futebol do país. Mas nada que assuste o brasileiro, que garantiu estar preparado para quando a oportunidade aparecer. 

– Todo atleta tem como desejo e intuito a titularidade. Comigo não é diferente. Procuro respeitar todos meus companheiros de trabalho e conquistar meu espaço com muito trabalho e boas atuações. Temos muita qualidade e uma variedade muito grande de atacantes e jogadores para o ataque. A disputa vai ser forte. Uma coisa tenho certeza: estarei sempre preparado para o que o treinador optar – afirmou o atacante. 

Além de Matheus Cunha, Luan Cândido e Paulinho, o futebol brasileiro ainda é representado por mais nove jogadores na Alemanha. A equipe com mais brazucas é o Wolfsburg, com três: William, João Victor e Paulo Otávio. Iago e Caiuby defendem as cores do Augsburg; o lateral-esquerdo Wendell também joga pelo Bayer Leverkusen; o zagueiro Lucas Ribeiro atua pelo Hoffenheim; e o meia Cauly é do Paderborn 07.

+ Veja tudo sobre os brasileiros pelo mundo

Confira abaixo a primeira rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira (16):

15h30 – Bayern x Hertha Berlin

Sábado (17):

10h30 – Borussia Dortmund x Augsburg

10h30 – Freiburg x Mainz 05

10h30 – Wolfsburg x Colônia

10h30 – Bayer Leverkusen x Paderborn 07

10h30 – Werder Bremem x Dusseldorf

13h30 – Borussia Monchengladbach x Schalke 04

Domingo (18):

10h30 – Eintracht Frankfurt x Hoffenheim

13h – Union Berlin x RB Leipzig

+ Confira a tabela completa do Campeonato Alemão