Liga dos Campeões: 37 brasileiros avançam para as oitavas de final

Liga dos Campeões: 37 brasileiros avançam para as oitavas de final

Dos 16 times que avançaram às oitavas de final da competição, 15 contam com pelo menos um brasileiro no elenco

Com Felipe e Éder Militão no elenco, Porto terminou a primeira fase com a melhor campanha Com Felipe e Éder Militão no elenco, Porto terminou a primeira fase com a melhor campanha
Créditos: Divulgação/Porto

Brasil em evidência na Liga dos Campeões da Europa! Com o fim da última rodada da fase de grupos da competição, 16 times se classificaram para as oitavas de final. Entre as equipes garantidas no mata-mata, somente o Borussia Dortmund-ALE não conta com pelo menos um jogador brasileiro no elenco. Ao todo, 37 brazucas continuam na briga pela taça mais cobiçada do Velho Continente. O sorteio dos confrontos da próxima fase será no dia 17 de dezembro, a partir das 9h (de Brasília), na Suíça.

Porto-POR
Dono da melhor campanha da primeira fase, o Porto avançou para as oitavas de final na liderança do Grupo D. Foram cinco vitórias e um empate em seis jogos. Quatro brasileiros tiveram participação direta na campanha quase perfeita da equipe: Felipe, Éder Militão, Alex Telles e Otávio. Sendo o time mais canarinho das oitavas, o elenco do clube português ainda conta com outros dois brazucas: o goleiro Vaná e o lateral Jorge, que fez sua primeira partida na Liga dos Campeões vestindo a camisa dos Dragões na última terça-feira (11).

Liverpool-ING
Os Reds conquistaram a vaga no mata-mata na sexta e última rodada da primeira fase. Após grande atuação do goleiro Alisson, que salvou o time nos minutos finais do duelo contra o Napoli, o time inglês terminou na segunda posição do Grupo C. Também defendendo as cores do Liverpool estão o lateral Fabinho e o atacante Roberto Firmino, que até aqui anotou dois gols na competição.

Manchester City-ING
Na liderança do Grupo F, o Manchester City avançou para as oitavas de final com 13 pontos conquistados. No grupo estão Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus. O atacante brazuca é um dos artilheiros da equipe na Liga dos Campeões com três gols marcados durante a fase de grupos.

Tottenham-ING
Com uma classificação emocionante, o Spurs terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo B. A vaga no mata-mata veio graças ao gol salvador do brasileiro Lucas Moura no empate em 1 a 1 diante do Barcelona na última rodada.

Manchester United-ING
Os Red Devils avançaram para o mata-mata da competição com a segunda posição do Grupo H. A equipe dos brasileiros Andreas Pereira e Fred terminou a primeira fase com dez pontos conquistados em seis jogos.

Real Madrid-ESP
Defendendo o título da Liga dos Campeões, o Real chegou mais uma vez ao mata-mata da competição. Os Merengues avançaram para as oitavas na liderança do Grupo G, com 12 pontos. Presentes na conquista da última edição do torneio, Marcelo e Casemiro já deixaram suas marcas, com um gol cada. Por outro lado, Vinicius Junior fez sua estreia na competição mais importante do futebol europeu.

Barcelona-ESP
O clube da Catalunha também terminou a primeira fase na ponta da tabela. Foram quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota pelo Grupo B. Quatro brasileiros contribuíram diretamente para a boa campanha do time espanhol nos primeiros seis jogos da competição: Philippe Coutinho, Arthur, Rafinha e Malcom.

Atlético de Madrid-ESP
Campeão da Supercopa da UEFA, o Atlético de Madrid, do lateral brazuca Filipe Luís, avançou às oitavas de final na segunda colocação do Grupo A. Os Colchoneros somaram 13 pontos em seis jogos.

Paris Saint-Germain-FRA
Líder do Grupo C, o PSG terminou a primeira fase com o melhor ataque da competição. Foram 17 bolas na rede, onde seis tiveram a marca do futebol canarinho: uma vez com o zagueiro Marquinhos e as outras cinco saíram dos pés de Neymar. O camisa 10 é o brazuca com mais gols nesta edição do torneio até o momento. Thiago Silva e Daniel Alves, que voltou de lesão, também fizeram parte da campanha do time francês. Além de contribuir para os números do PSG, Neymar alcançou uma marca pessoal ao se tornar o brasileiro com mais gols marcados na história Liga dos Campeões, com 32 tentos.

Lyon-FRA
Com a vaga nas oitavas garantida somente na última rodada, o Lyon terminou a primeira fase na segunda posição do Grupo F, com oito pontos conquistados. No elenco estão os brasileiros Rafael da Silva, Marcelo e Fernando Marçal.

Bayern de Munique-ALE
Sem sofrer nenhuma derrota, a equipe alemã terminou a primeira fase na liderança do Grupo E, com 14 pontos conquistados. O brasileiro Rafinha participou de quatro dos seis jogos do clube na fase de grupos.

Schalke 04-ALE
No Grupo D da primeira fase, o Schalke, do zagueiro Naldo, terminou na segunda posição. Em seis jogos, foram três vitórias conquistadas, dois empates e apenas uma derrota.

Juventus-ITA
A Velha Senhora avançou para o mata-mata da Liga dos Campeões na liderança do Grupo H, com 12 pontos conquistados. Durante a campanha do time italiano, o lateral Alex Sandro jogou todos os seis jogos, enquanto o atacante Douglas Costa participou de quatro.

Roma-ITA
Classificada com um rodada de antecedência, a Roma, do brasileiro Juan Jesus, terminou na segunda posição do Grupo G. Foram três vitórias e três derrotas durante a campanha da primeira fase.

Ajax-HOL
Único representante do futebol holandês, o Ajax ficou com a segunda vaga do Grupo E. Sem sofrer nenhuma derrota, a equipe terminou a primeira fase com 12 pontos. Destaque do time, o jovem David Neres disputou todos os seis jogos da campanha.

O sorteio dos confrontos do mata-mata acontece na próxima segunda-feira (17), a partir das 9h (de Brasília). No pote 1 estarão os líderes de cada grupo da primeira fase, enquanto no pote 2 estarão os vice-líderes. Os clubes que já se enfrentaram nesta edição do torneio não poderão se cruzar já nas oitavas. Assim como não haverá duelo entre times do mesmo país.

PATROCINADORES

Home Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics