Enraizado na Europa, Rafael fala sobre carreira e passado na Seleção

Enraizado na Europa, Rafael fala sobre carreira e passado na Seleção

Revelado na base do Flu, lateral do Lyon concedeu entrevista ao site da CBF e lembrou os momentos com a Amarelinha, além de afirmar o desejo de jogar no Brasil

Rafael defende as cores do Lyon desde 2015 Rafael defende as cores do Lyon desde 2015
Créditos: Diulgação/Lyon

Rafael da Silva, ou simplesmente Rafael, talvez não seja um dos nomes mais conhecidos dos brasileiros no futebol. Muito provavelmente pelo fato de o jogador ter partido para a Europa antes mesmo de atuar como profissional no Brasil. Em 2008, quando completou 18 anos, o promissor lateral-direito saiu das categorias de base do Fluminense direto para o poderoso Manchester United, da Inglaterra. Daí em diante, Rafael passou a trilhar seu caminho na Europa.

Desde 2015 ele defende as cores do Lyon, da França, somando 86 jogos e dois gols pelo clube. Em entrevista ao site da CBF, o lateral de 28 anos, que está disputando a Liga dos Campeões e o Campeonato Francês, lembrou que é preciso estar sempre em alto nível para garantir a titularidade em uma equipe de ponta.

–  É muito bom defender o Lyon. Estou aqui há três anos, gosto muito desse clube. Poder jogar a Liga dos Campeões é algo muito especial. Existe uma concorrência forte, o que é normal. O mais importante é que estou atuando em bastante partidas nesse início de temporada – declarou.

Falando em Seleção Brasileira, Rafael teve duas oportunidades na equipe principal: em 2010 e 2012, ambas em amistosos sob o comando do técnico Mano Menezes. Porém, a maior participação do jogador com a Amarelinha foi nas Olimpíadas de 2012, em Londres. Ao lado de Neymar e cia, Rafael acabou se frustrando ao perder a medalha de ouro para o México. Na grande final, o lateral falhou no lance do gol que abriu caminho para o título mexicano.

–  Foi um momento complicado na minha carreira depois das Olimpíadas. Eu fui um dos melhores laterais da Inglaterra, que é um dos campeonatos mais difíceis do mundo, sendo titular em todos os jogos, e mesmo assim eu não voltei mais para a Seleção. Na época fiquei muito triste. Mas hoje estou tranquilo e seguindo a vida – disse o jogador, que marcou um gol naquela edição dos Jogos.

Por fim, Rafael não escondeu a vontade de um dia voltar para o Brasil e atuar na primeira divisão. Ele revelou o clube da sua preferência.

–  Penso em voltar ao Brasil, sim. Falo isso direto. Não escondo que sou botafoguense. Quem sabe um dia volto para poder defender as cores do clube? Vamos ver o que acontece – finalizou.

Com a camisa do Manchester United, Rafael foi campeão inglês nas temporadas de 2008/09, 2010/11 e 2012/13. Conquistou também a Copa da Inglaterra de 2009/10, as Supercopas em 2008, 2011 e 2013, e o Mundial de Clubes da Fifa, em 2008. Ele disputou 176 jogos e marcou seis gols pelos Diabos Vermelhos.

Confira a tabela completa do Campeonato Francês!

Confira a tabela completa da Liga dos Campões da Europa! 

PATROCINADORES

Home Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser