Em desvantagem, Vasco tem histórico de viradas na Sul-Americana

Em desvantagem, Vasco tem histórico de viradas na Sul-Americana

Depois de perder por 3 a 1 para a LDU, no Equador, Cruz-Maltino se agarra a retrospecto favorável, jogando em São Januário, para avançar de fase na competição

De pênalti, Thiago Galhardo fez gol que deu sobrevida ao Vasco na Sul-Americana De pênalti, Thiago Galhardo fez gol que deu sobrevida ao Vasco na Sul-Americana
Créditos: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

O Vasco terá de inverter um resultado adverso para se manter vivo na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (9), o Cruz-Maltino recebe a LDU, do Equador, às 19h30, em São Januário, pelo duelo de volta da segunda fase da competição. Como perdeu por 3 a 1 fora de casa, os brasileiros precisam vencer por 2 a 0 para avançar às oitavas de final. Se levar um gol, o time da Colina Histórica necessitará, pelo menos, de um 3 a 1 no placar, o que leva a decisão para os pênaltis.

O Cruz-Maltino, no entanto, já protagonizou situações bem parecidas na Copa Sul-Americana. Em quatro oportunidades os cariocas retornaram para o Rio de Janeiro em desvantagem no placar, conseguindo superá-las em três delas.

Em 2007, após perder por 2 a 0 para o Lánus-ARG, em La Fortaleza, o Vasco fez prevalecer o mando de campo e derrotou os argentinos por 3 a 0, em São Januário. Na mesma edição, em outro duelo, o Cruz-Maltino não teve a mesma sorte e, após perder para o América-MEX por 2 a 0, em solo mexicano, conseguiu fazer 1 a 0 no Rio de Janeiro, mas não se classificou devido ao saldo de gols.

Quatro anos mais tarde, em 2011, ano da melhor campanha da equipe na história da competição, foi marcado também pela goleada sobre o Aurora-BOL, por 8 a 3, depois de ter sofrido revés de 3 a 1 na altitude de Cochabamba, na Bolívia. Ainda na mesma edição, o Universitário-PER venceu o jogo da ida por 2 a 0, no Peru, mas acabou eliminado em São Januário, sofrendo goleada de 5 a 2 para o time anfitrião.

Outro fator pode dar um fôlego a mais aos vascaínos: o time do técnico Jorginho está há quatro partidas sem sofrer derrotas em casa. A última foi no dia 2 de junho, no clássico vencido por 1 a 0 pelo Botafogo, válido pelo Brasileirão.

Confira a tabela completa da Copa Sul-Americana!

PATROCINADORES

Home Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics