Corinthians e Palmeiras estreiam com vitória na Florida Cup

Corinthians e Palmeiras estreiam com vitória na Florida Cup

Luan estreia pelo Timão com dois gols, e Verdão faz primeiro jogo do ano com vitória por 10 a 9 nos pênaltis

Corinthians estreou em 2020 com vitória na Florida Cup Corinthians estreou em 2020 com vitória na Florida Cup
Créditos: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Na última quarta-feira (15), Corinthians e Palmeiras deram início à temporada 2020 com testes internacionais. Participantes da Florida Cup, disputada em Orlando, nos Estados Unidos, os brasileiros garantiram os primeiros pontos. O Timão bateu o New York City-EUA por 2 a 1, enquanto o Verdão empatou sem gols com o Atlético Nacional, da Colômbia, e levou a melhor nos pênaltis: 10 a 9.

Na edição deste ano, cada time fará apenas duas partidas no torneio. O campeão será decidido por pontos corridos. Caso um empate por pontos aconteça, entram em ação os critérios de desempate da FIFA: número de vitórias, saldo de gols, confronto direto, gols marcados e fair play (número de cartões).

Assim, o Corinthians lidera o torneio com três pontos. O Palmeiras, com dois, é o segundo colocado. O Atlético tem um, e a equipe americana está em último.

Novato do Corinthians já é artilheiro

Com dois gols, Luan estreou pelo Corinthians na Florida Cup Com dois gols, Luan estreou pelo Corinthians na Florida Cup
Créditos: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Contratado para defender o Timão nesta temporada, Luan se mostrou à vontade na equipe comandada por Tiago Nunes – que também fez sua estreia. Dominando as ações do meio-campo alvinegro, o atacante atuou com liberdade e também se colocou à disposição para bolas paradas. Foi assim que saiu o primeiro gol. Aos dez minutos da etapa inicial, o jogador cobrou falta por cima da barreira e apresentou seu cartão de visitas.

Depois, aos 29, Camacho tocou para Janderson, que achou Luan na entrada da grande área. O camisa 7 deu ótimo drible no adversário e finalizou de direita para fazer o segundo gol do jogo, que terminou 2 a 1 para o Timão.

Eleito o melhor jogador da partida, Luan comemorou a estreia e recebeu o troféu de Marcelinho Carioca, ídolo da equipe e hoje dirigente no clube.

– Muito feliz, meus dois primeiros gols com a camisa do Corinthians. Marcelinho tinha brincado comigo que eu tinha que fazer um gol de falta com essa camisa, era a marca dele e que essa camisa 7 fazia gol de falta. Já tenho alguns na carreira. Estou muito feliz, importante. Marcelinho é um ídolo da torcida, do clube, fico feliz em poder representar um pouco desse número. Espero retomar para ajudar o Corinthians a vencer – disse o atacante.

Nos pênaltis, chuva de gols do Verdão

Jailson defendeu pênalti para o Palmeiras na Florida Cup Jailson defendeu pênalti para o Palmeiras na Florida Cup
Créditos: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras, que contou com a reestreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do time, fez um jogo equilibrado com o Atlético Nacional, da Colômbia. Apesar de boas chances para os dois lados, o marcador seguiu em 0 a 0 até o final. E, como o regulamento determina que confrontos empatados tenham uma disputa de pênaltis para dar um ponto extra ao vencedor, o Verdão acabou somando dois pontos.

As cobranças foram acirradas, com dez chutes para cada lado. O time paulista acertou as cinco primeiras com Victor Luis, Luan, Alan, Gabriel Menino e Willian. O Atlético também converteu as cinco. Nas alternadas, Emerson Santos, Wesley, Ramires, Mayke e Gabriel Veron balançaram as redes para o Verdão, enquanto o goleiro Jailson defendeu o chute de Velázquez. Final: 10 a 9 para os brasileiros.

– Jogamos contra uma equipe escolada, acostumada a jogar jogos importantes. Escola sul-americana. Para nós, foi bom, porque vai começando a entrar em ritmo de jogo. Obrigo a nossa equipe a ter de forçar mais. Gostei muito da atuação. Pênalti é uma coisa que não gosto de treinar. É questão emocional mesmo. Já perdi campeonato com pênalti e ganhei campeonato com pênalti. Falei: "Rapaziada, relaxa. Vai lá e bate. Se for tenso, não vai fazer o gol". Acho que eles fizeram bem (risos) – analisou Luxemburgo em coletiva após o jogo.

Agenda da Florida Cup

18/1 - 16h - Palmeiras x New York City

18/1 - 19h30 - Corinthians x Atlético Nacional