Com seis clubes nas oitavas, Brasil busca 19º título da Libertadores

Com seis clubes nas oitavas, Brasil busca 19º título da Libertadores

Vencedor de sete das últimas 17 edições, futebol brasileiro conta com Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians, Santos e Flamengo para manter hegemonia recente

Grêmio, campeão da Libertadores 2017 Grêmio, campeão da Libertadores 2017
Créditos: Lucas Uebel/Grêmio

Com seis representantes nas oitavas de final da Libertadores 2018, o Brasil chega forte para manter a hegemonia recente no torneio organizado pela CONMEBOL. Maior vencedor da competição no século XXI, o futebol brasileiro busca o 19º título da principal disputa entre clubes da América do Sul. Atual campeão, o Grêmio-RS tenta manter o troféu no país junto com Palmeiras-SP, Cruzeiro-MG, Corinthians-SP, Santos-SP e Flamengo-RJ. Veja o caminho dos times brasileiros na próxima fase da Libertadores 2018:

Palmeiras x Cerro Porteño (PAR) - 9 e 30 de agosto

O Palmeiras é o destaque brasileiro na competição. Em busca do bicampeonato, o Verdão chega com a moral em alta para enfrentar o Cerro Porteño-PAR. Campeão em 1999, a equipe paulista terminou a fase de grupos com a melhor campanha da atual edição. Invicto, o clube empatou apenas uma partida, contra o vice-líder Boca Juniors, e terminou na liderança do Grupo 8 com 16 pontos. O adversário do alviverde será o Cerro, que acumulou quatro vitórias e avançou na segunda posição do Grupo 1, sendo superado apenas pelo Grêmio no segundo embate das equipes. No primeiro, o zero não saiu do placar.

Grêmio x Estudiantes (ARG) - 7 e 28 de agosto

Líder do Grupo 1, o Grêmio quer repetir o feito de 2017 para se tornar o clube brasileiro com mais títulos da Libertadores. Para alcançar o tetracampeonato, o Tricolor gaúcho aposta na grande fase do sistema defensivo. Liderada por Geromel, a defesa gremista foi a menos vazada da fase de grupos com apenas dois gols sofridos. Com a segunda melhor campanha com 14 pontos conquistados, a equipe comandada por Renato Gaúcho se prepara para enfrentar o tradicional Estudiantes-ARG, que se classificou na vice-liderança do Grupo 6 com oito pontos.

Santos x Independiente (ARG) - 21 e 28 de agosto

Líder do Grupo 6, o Santos também vai em busca do tetracampeonato da Libertadores. Campeão em 1962, 1963 e 2011, o Peixe espera manter o bom retrospecto dentro de casa para avançar às quartas de final. Nesta edição, o alvinegro praiano conquistou sete dos nove pontos disputados como mandante e sofreu apenas um gol em seus domínios. Adversário da próxima fase, o Independiente-ARG tem números idênticos ao clube santista. Maior vencedor do torneio com sete títulos, o clube argentino chega para o confronto com três vitórias, um empate, seis marcados e quatro sofridos.

Corinthians x Colo Colo (CHI) - 8 e 29 de agosto

Líder do Grupo 7, o Corinthians busca o bicampeonato do torneio. Campeão em 2012, o Timão encara o Colo Colo, vice-líder do Grupo 2 com oito pontos. Invicto como visitante nesta edição, o time paulista espera manter o desempenho fora de casa para abrir o confronto com um bom resultado no Chile. Dos 10 pontos da fase de grupos, sete foram  conquistados em terras estrangeiras. 

Flamengo x Cruzeiro - 8 e 29 de agosto

O confronto entre Flamengo e Cruzeiro garante um clube brasileiro nas quartas de final da Libertadores. A disputa, porém, promete ser acirrada. Com o ataque mais positivo da competição, a Celeste aposta na boa fase do setor ofensivo para continuar representando o Brasil. Após um início delicado, a Raposa embalou, emendou três vitórias consecutivas e avançou na liderança do Grupo 5 com 11 pontos e 15 gols marcados.  O Rubro-negro também chega confiante para o embate brasileiro. Invicto e vice-líder do Grupo 4 com 10 pontos, o time carioca atravessa boa fase no cenário nacional e figura na ponta do Brasileirão 2018. 

Campeões do século XXI

2001 - Boca Juniors -ARG
2002 - Olímpia - PAR
2003 - Boca Juniors - ARG
2004 - Once Caldas - COL
2005 - São Paulo -BRA
2006 - Internacional - BRA
2007 - Boca Juniors - ARG
2008 - LDU - EQU
2009 - Estudiantes - ARG
2010 - Internacional - BRA
2011 - Santos - BRA
2012 - Corinthians - BRA
2013 - Atlético-MG - BRA
2014 - San Lorenzo - ARG
2015 - River Plate - ARG
2016 - Atlético Nacional - COL
2017 - Grêmio - BRA

No ranking geral, o futebol brasileiro é o segundo com mais conquistas da Libertadores. Com 18 títulos, o Brasil está a seis da Argentina. 

PATROCINADORES

Home Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics