Com brasileiros dos dois lados, Liverpool e Real Madrid disputam final da UEFA Champions League

Com brasileiros dos dois lados, Liverpool e Real Madrid disputam final da UEFA Champions League

No sábado (28), às 16h (de Brasília), a bola rola para a terceira decisão de título entre as equipes e contará com oito brasileiros relacionados. Ingleses levaram a melhor em 1980/81, enquanto espanhóis venceram em 2018/19

Liverpool Real Madrid disputam neste sábado (28), às 16h (de Brasília), a final da UEFA Champions League, no Stade de France, em Paris (FRA). Ao todo, oito jogadores brasileiros estão envolvidos na decisão: Casemiro, Éder Militão, Marcelo, Rodrygo e Vinícius Júnior, pelo Real Madrid; e Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, pelo Liverpool. E eles prometem ser muito importantes para o destino da taça na final.

O trio do Liverpool


Em alta na Inglaterra, Alisson comandou a defesa menos vazada da Premier League. Dos 38 jogos dos Reds na competição, ele só não atuou em três. Destes, só sofreu 24 gols. Na Liga dos Campeões, no entanto, o arqueiro esteve presente em todas as 12 partidas, sofrendo 13 gols. O camisa 1 também passou quatro jogos sem sofrer nenhum tento. 

Fabinho, peça fundamental no meio-campo da equipe comandada por Klopp, soma oito gols e uma assistência na temporada. Muito elogiado pelo treinador alemão, o volante foi essencial na campanha até a final, principalmente ao marcar o primeiro gol do Liverpool no confronto de volta da semifinal contra o Villarreal. Ele atuou em todas as partidas até aqui e não recebeu nenhum cartão.

O camisa 9, Roberto Firmino, acabou sofrendo com lesões na temporada e não conseguiu ter uma sequência muito grande como titular. Ainda assim, conseguiu se destacar em alguns dos jogos mais importantes do clube no ano. É, por exemplo, o vice-artilheiro da equipe inglesa na Champions, marcando cinco vezes em seis jogos. 

Os três atletas buscam o bicampeonato europeu. Eles estavam presentes quando o Liverpool conquistou a Liga dos Campeões em 2019, seu 6º troféu da competição. 

Firmino, Alisson e Fabinho: os três brasileiros do Liverpool Firmino, Alisson e Fabinho: os três brasileiros do Liverpool
Créditos: Divulgação/@LFC

O quinteto do Real


Um dos principais destaques do Real Madrid,  Vinícius Júnior é o líder de assistências (6) da equipe merengue na Champions League. Na temporada, são 51 jogos, 16 passes para gol e 21 tentos. Protagonista no time, Vini tem recebido elogios constantes de Carlo Ancelotti, seu treinador, e de Karim Benzema, que o colocou entre os cinco melhores jogadores do mundo.

Autor de dois gols na virada histórica do Real Madrid sobre o Manchester City na semifinal, Rodrygo vem ganhando cada vez mais espaço no clube espanhol. O atacante tem um brilho especial na UEFA Champions League, em que soma dez partidas, cinco gols e duas assistências

Vinícius Júnior e Rodrygo: o presente e o futuro do Real Vinícius Júnior e Rodrygo: o presente e o futuro do Real
Créditos: Helios de la Rubia/Real Madrid

Mais velho entre os jovens brasileiros, Éder Militão, aos 24 anos, assumiu a responsabilidade e tomou conta da zaga merengue. Com a chegada de Carlo Ancelotti, o defensor passou a ter mais destaque, atuando 49 vezes na temporada. Na Champions, esteve em 11 partidas e possui média de 1,64 desarmes por jogo. Além disso, são 13 interceptações e 68 recuperações de bola.

Mais experiente, Casemiro domina o meio campo do Real desde que retornou do empréstimo, em 2015. Ídolo do clube, o brasileiro, ao lado de Modric e Kroos, forma um trio que conquistou a Europa por três vezes  consecutivas. Essencial no esquema de todos os treinadores que passaram pelo clube desde então, o volante é uma unanimidade no Real. Na final deste sábado, o volante busca seu quinto título europeu (também foi campeão em 2014, 2016, 2017 e 2018).

Desde 2007 em Madrid, Marcelo, por sua vez, é o maior campeão da história do clube espanhol e vai em busca do seu 25º título. O lateral-esquerdo, aos 34 anos, vem perdendo espaço entre os titulares, mas continua com a moral alta. Na temporada, o brasileiro só entrou em campo 18 vezes, sendo três delas pela competição europeia, onde saiu do banco em todas. Com muita qualidade, a cada 28 passes que tenta na Champions, o defensor acerta 25. 

Marcelo, Vinícius Júnior, Militão, Rodrygo e Casemiro após conquistarem a Supercopa da Espanha Marcelo, Vinícius Júnior, Militão, Rodrygo e Casemiro após conquistarem a Supercopa da Espanha
Créditos: Divulgação/@realmadrid

PATROCINADORES

Home Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics