Palmeiras e Flamengo protagonizam quarta final brasileira na CONMEBOL Libertadores

Palmeiras e Flamengo protagonizam quarta final brasileira na CONMEBOL Libertadores

Brasil é recordista de finais entre clubes do mesmo país. O duelo entre os campeões de 2020 e 2019 será o quarto encontro verde e amarelo na história da competição.

Palmeiras e Flamengo protagonizam quarta final brasileira na CONMEBOL Libertadores Palmeiras e Flamengo protagonizam quarta final brasileira na CONMEBOL Libertadores
Créditos: Divulgação CONMEBOL

Pelo segundo ano consecutivo a final da CONMEBOL Libertadores será verde-amarela. No dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, Palmeiras e Flamengo entrarão em campo em busca do 21º título brasileiro na competição continental. Os dois últimos campeões de 2020 e 2019, respectivamente, vão em busca da terceira taça. 

Esta será a quarta decisão entre dois clubes brasileiros na história da competição, fato que dá ao Brasil a marca de único país a alcançar tal feito. Além de 2021, as finais inteiramente verde-amarela aconteceram em 2020, 2006 e 2005, com Palmeiras, Internacional e São Paulo como campeões, respectivamente. O único país a atingir um feito semelhante foi a Argentina, em 2018, na final entre River Plate x Boca Juniors. 

Com o título garantido de 2021, o Brasil se aproxima da Argentina, como país com maior número de taças continentais. No total, os "Hermanos" têm 24º troféus, já os brasileiros asseguraram o campeonato em 21 oportunidades (incluindo o título de 2021). De 2010 pra cá, o país soltou o grito de campeão sete vezes. Em Montevidéu, será a vez de Palmeiras ou Flamengo ecoarem pela oitava vez.  

Divulgação CONMEBOL - Palmeiras x Flamengo Divulgação CONMEBOL - Palmeiras x Flamengo
Créditos: Divulgação CONMEBOL

Em sua sexta final continental, o Palmeiras vai em busca do bicampeonato consecutivo e o terceiro título na história da competição. Para chegar à decisão, o Alviverde eliminou o Atlético-MG na semifinal após dois empates, o primeiro 0 a 0 e o segundo, em 1 a 1. Com o critério do gol qualificado, o Verdão carimbou o passaporte para mais uma finalíssima.

Campeão da edição em 1981 e 2019, o Flamengo chega a sua terceira final. Na semifinal, o rubro-negro despachou o Barcelona (EQU), após vencer os dois duelos por 2 a 0, somando no agregado, o placar de 4 a 0.