Federação Mineira exalta Supercopa Sub-20 2017

Federação Mineira exalta Supercopa Sub-20 2017

Castellar Neto fala sobre parceria com a CBF em prol de sucesso da competição, vibra com bom momento do futebol mineiro e destaca apoio às categorias de base

Castellar Neto Castellar Neto
Créditos: Marcos Paulo Rebelo/CBF

O futebol mineiro vive grande fase nas categorias de base. O Campeonato Brasileiro Sub-20 2017 foi conquistado pelo Cruzeiro-MG e o Atlético-MG levantou o troféu da Copa do Brasil Sub-20 deste ano. Estes títulos fizeram com que Raposa e Galo ganhassem vaga na Supercopa do Brasil Sub-20 e, consequentemente, que o estado de Minas Gerais receba os dois jogos decisivos da inédita competição.

As finais acontecem neste sábado (18) e na quinta-feira (23) e as duas partidas serão disputadas na Arena Independência. O presidente da Entidade máxima do futebol mineiro, Castellar Neto, fala sobre parceria com a CBF em prol do sucesso da competição e o desenvolvimento do futebol de base no Brasil.

– Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos reconhecendo o empenho da CBF em promover este novo campeonato. Prometi um esforço da Federação para que tivéssemos duas partidas que não fossem preliminares e não acontecessem em campos de menor estrutura. O futebol de base do Brasil hoje passa a ser reconhecido como quase que uma modalidade profissional. Grande parte dos nossos atletas já está em clubes principais e é importante que tivéssemos de fato dois jogos com duas grandes arenas. Tenho certeza de que o torcedor terá um prazer em acompanhar duas grandes partidas da nossa maior rivalidade com estes jogos que já representam o principal das categorias de base entre Cruzeiro e Atlético – afirmou. 

O ótimo momento do futebol de Minas Gerais também foi comemorado por Castellar. Para o presidente da Federação Mineira, as conquistas são o resultado de um grande esforço pela evolução da base. 

– Recebemos com muita alegria o bom momento do futebol mineiro no profissional e na base. Aqui em Minas Gerais nós temos investido muito em torneios estaduais de base, iniciamos até o Sub-14 este ano, e hoje estamos colhendo um retorno com esta qualidade dos clubes nos nossos torneios de base e nos campeonatos nacionais. O Atlético foi campeão, o Cruzeiro foi campeão, e agora irão disputar a Supercopa do Brasil Sub-20. Eu brinquei com uns colegas hoje mais cedo, disse que a CBF tinha de criar novos torneios para que Minas Gerais ganhasse algo diferente. Nos últimos cinco anos ganhamos Libertadores, Recopa, duas Copas do Brasil, dois Brasileiros, uma Série C, uma D, e estamos próximos a vencer a Série B com o América-MG. Tudo isso é fruto de um trabalho exaustivo dos nossos gestores – acrescentou.

Na manhã da última sexta-feira (17), CBF e Federação Mineira promoveram uma coletiva de imprensa conjunta, com o técnico e o capitão de cada time na mesma mesa. O presidente Castellar aproveitou para agradecer aos clubes pela iniciativa e destacou que serve de exemplo para a paz que deve existir no futebol.

– Nosso trabalho é para que a rivalidade se restrinja dentro das quatro linhas. Nós sabemos da dificuldade que é levar esta mensagem ao torcedor em alguns momentos, mas estamos tendo avanços significativos em número de ocorrências policiais, atendimentos médicos em jogos... E foi um momento marcante. O futebol de base leva uma mensagem aos garotos que estão iniciando a prática no futebol. Movimenta também as famílias, que estão sempre acompanhando, e foi um momento marcante e tenho de agradecer também a Cruzeiro e Atlético por esta iniciativa, por concordarem estar juntos e transmitir essa mensagem ao torcedor – finalizou.   

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser