Zagueiro do tetra, Ricardo Rocha completa 55 anos

Zagueiro do tetra, Ricardo Rocha completa 55 anos

Campeão Mundial com o Brasil em 1994, o jogador vestiu a Amarelinha 42 vezes

Ricardo Rocha Ricardo Rocha
Créditos: Arquivo CBF

Um dos grandes defensores da história da Seleção Brasileira completa mais um ano de vida neste domingo (17). Ricardo Rocha, um dos personagens do tetracampeonato, chega aos 55 anos de vida, sendo oito deles representando o país com a Amarelinha. Jogador de raça incomum, cada segundo em campo era de muita entrega e de busca incessante pela vitória. Um guerreiro, líder, que incendiava quem estava a sua volta. Entre 1987 e 1995, o pernambucano Ricardo fez 56 jogos vestindo a camisa das seleções Olímpica e Principal. 

Pela equipe principal, Rocha esteve em campo em 43 ocasiões e venceu 28 jogos, empatou oito e perdeu sete. Com a Seleção Olímpica, jogou 13 vezes, com seis vitórias, cinco empates e duas derrotas. 

Ricardo Rocha disputou duas Copas do Mundo: 1990 e 1994. Na primeira, disputada na Itália, o Xerife foi titular. Em 94, nos Estados Unidos, Ricardo, infelizmente, se machucou no primeiro jogo e desfalcou a equipe campeã na sequência da competição. Sua energia e bom humor, no entanto, foram fundamentais para o grupo até a conquista da taça. 

Além do tetracampeonato, o zagueiro venceu o Torneio Pré-Olímpico (1987), foi Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos (1987) e conquistou a Taça Stanley Rous (1987). Em 2016, Ricardo Rocha fez parte do Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro e teve atuação destacada no grupo de trabalho que debateu mudanças no calendário nacional de competições. 

Parabéns Xerife pelos anos dedicados à nossa Seleção e por todo o trabalho em prol da melhoria do nosso futebol.  

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics