Rogério Ceni completa primeiro módulo da Licença A

Rogério Ceni completa primeiro módulo da Licença A

Ex-goleiro e, atualmente, técnico do Fortaleza, Rogério Ceni completou o primeiro módulo da Licença A da CBF Academy, em dezembro

Rogério Ceni concluiu o primeiro módulo da Licença A, em dezembro.

Rogério Ceni concluiu o primeiro módulo da Licença A, em dezembro.

Créditos: Lucas Figueiredo/ CBF

Tècnico do Fortaleza divide sala de aula com Odair Hellman, Vagner Mancini, Moraci, dentre outros profissionais.

Tècnico do Fortaleza divide sala de aula com Odair Hellman, Vagner Mancini, Moraci, dentre outros profissionais.

Créditos: CBF Academy

Ceni pretende concluir a Licença A em dezembro de 2018

Ceni pretende concluir a Licença A em dezembro de 2018

Créditos: CBF Academy

Quando a carreira dentro dos gramados chega ao fim, muitos jogadores de futebol encontram alternativas para continuar fazendo parte do desenvolvimento da modalidade. Um dos goleiros mais importantes do Brasil e ídolo no São Paulo, Rogério Ceni é um desses exemplos que após anos de dedicação à carreira de atleta, decide se aposentar e seguir novos rumos dentro do futebol. O desafio de Ceni, agora, é comandar o Fortaleza na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas antes de iniciar a pré-temporada, o foco estava na sala de aula da Licença A da CBF Academy. 

– Independente de atleta ou treinador, é a vontade de estar ao ar livre lidando com as experiências que eu aprendi ao longo dos 27 anos jogando futebol. Eu percebi que havia espaço para ser técnico de futebol e decidi vir para a sala de aula adquirir conhecimento. Estou em uma turma com mais de 56 pessoas, que treinam diversos times no Brasil, auxiliares, analistas e preparadores físicos. Existe uma troca de experiências muito grande entre todas essas partes – disse Rogério Ceni. 

Ceni iniciou sua carreira como técnico no tricolor paulista no final de 2016. A investida inicial na nova profissão no clube em que marcou história não foi das melhores e após seis meses foi demitido do cargo. O ex-goleiro não se abalou e continuou estudando para seguir com a carreira. Após alguns cursos na Europa, Rogério Ceni decidiu se qualificar no curso da CBF Academy e concluiu o primeiro módulo da Licença A, em dezembro de 2017. 

O Fortaleza figura na Série B do Brasileirão após oito anos fora da segunda divisão. Com ideias modernas e conceitos do futebol praticado atualmente, o técnico do Tricolor do Pici entende que o profissional de futebol, hoje, não pode ficar atento apenas para questões táticas e sim para outras áreas da modalidade. 

– Hoje o treinador moderno tem que estar muito ligado. Ele pode dar mais importância para certa área, mas deve ter noção de todas elas. Dar atenção a parte de fisiologia, de preparação física, da psicologia, dentre outras. Estamos tratando com pessoas, gerindo talentos e grupos. E para isso se faz necessário o conhecimento extenso – afirmou. 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics