Augusto Recife e a ansiedade de um multicampeão

Augusto Recife e a ansiedade de um multicampeão

Em entrevista ao site da CBF, volante revela que sonha com mais um título para extensa galeria de troféus da carreira e mostra confiança na virada bicolor

Augusto Recife, meia do Paysandu Augusto Recife, meia do Paysandu
Créditos: Matheus Meyohas/CBF

Falta pouco para conhecermos quem será o grande campeão da Copa Verde 2017. A decisão será entre Paysandu/PA e Luverdense/MT e o Papão precisa reverter a desvantagem após derrota por 3 a 1 na ida. O elenco bicolor conta com uma mescla de jogadores jovens e experientes. O mais conhecido é o volante Augusto Recife. Com passagens por clubes como Cruzeiro, onde conquistou a histórica tríplice coroa de 2003, e Flamengo, o atleta tem uma carreira vitoriosa, com títulos de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, sete estaduais e a própria Copa Verde do ano passado. Mesmo sendo um multicampeão, a ansiedade dele hoje, aos 33 anos, é a mesma do início da carreira.

Augusto Recife recebeu a equipe de reportagem do site da CBF no Estádio da Curuzu, após o último treino do Paysandu antes da decisão, na tarde de segunda-feira (15). Com uma conversa franca e descontraída, o volante falou sobre o momento no Papão, onde atua desde 2014, a boa adaptação ao Estado do Pará, e a forma que usa a experiência adquirida ao longo dos anos para contribuir com os demais companheiros. Embora seja um dos principais líderes e ajude no controle do nervosismo, o atleta falou em "frio na barriga" para a decisão.

– Parece que hoje é pior a ansiedade. Chega a ser até maior do que quando eu era mais novo. Existe aquele frio na barriga, pois vale um caneco, um título, que é bom para o clube e o atleta. É uma conquista de um bicampeonato pelo clube. Estou indo para a minha terceira final de três edições e, desta vez, em casa. Esse ano conseguimos decidir aqui em casa, estamos em desvantagem, mas conhecemos nosso campo, estamos ao lado do nosso torcedor e temos uma boa oportunidade para conseguir reverter esse resultado e levantar o troféu – destacou.

Com a derrota por 3 a 1 na ida, o Paysandu precisa derrotar o Luverdense por dois ou mais gols de diferença (em caso de vitória bicolor por 3 a 1, a decisão será nos pênaltis) para ficar com o título. A situação mais complicada pode atrapalhar na concentração e influenciar no desempenho da equipe. Augusto Recife conta como faz para motivar os atletas mais jovens na medida certa.

– A gente tenta passar tranquilidade para eles, fala para se divertirem em campo. É a palavra que temos de usar nesse momento. Existe a pressão do jogo, da decisão. Temos de estar tranquilos, com a cabeça boa. Lógico que existe aquela ansiedade para eles, é normal, primeiro campeonato, mas são meninos bons, que escutam bem. Destaco o quão bom para o currículo é ser campeão. Só quem é lembrado é quem conquista títulos. Você nunca lembra do vice, mas sim do campeão. Temos essa oportunidade de levar o bi e a gente espera que eles possam dar o melhor deles, assim como os experientes – acrescentou.

Em três edições da Copa Verde até o momento, o Paysandu disputou duas finais: 2014, quando acabou derrotado pelo Brasília/DF, e 2016, quando foi campeão diante do Gama/DF. Em ambas, a equipe disputou o jogo da volta fora de casa. Desta vez, a história será diferente. O volante, presente em todas as ocasiões citadas, exalta o fato de ter o apoio do torcedor na grande decisão.

– A Fiel não precisa nem pedir. Naturalmente já vão. Tenho certeza que eles vão vir para nos apoiar, 12º jogador, é uma torcida que empurra a gente, nos motiva, e tenho certeza que o estádio vai estar lotado, a torcida nos prestigiando e poderemos dar uma resposta boa para o nosso torcedor. Quem for ao jogo pode ter certeza que vai ver uma equipe aguerrida e buscando o título até o final – finalizou.

No Estádio do Mangueirão, a bola vai rolar para Paysandu e Luverdense às 20h (de Brasília) desta terça-feira (16). Será que Augusto Recife conquistará mais um troféu ou o Verdão do Norte levará a inédita conquista?

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser