Marcelo Oliveira: PhD em final de Copa do Brasil

Marcelo Oliveira: PhD em final de Copa do Brasil

Atual comandante do Coritiba, técnico chegou a cinco finais da competição mais democrática do país, sendo recordista no torneio

Marcelo Oliveira Marcelo Oliveira
Créditos: Divulgação/Coritiba

Cruzeiro-MG e Flamengo-RJ decidem, nesta quarta-feira (27), o título da Copa do Brasil 2017. Com formato mata-mata do início ao fim, chegar a decisão do campeonato mais democrático do país não é um objetivo tão fácil. Mas não há truques. Para ser merecedor é preciso entender cada detalhe que envolve o torneio. É o que diz Marcelo Oliveira. O atual treinador do Coritiba é, ao lado de Luiz Felipe Scolari, o técnico que mais vezes disputou finais da competição.

Das sete edições que participou, Marcelo avançou até a grande decisão em cinco. Nas duas primeiras, em 2011 e 2012, ele defendia o mesmo clube em que está hoje. Na sequência, foram outras três finais consecutivas: 2014 pelo Cruzeiro, 2015, quando sagrou-se campeão com o Palmeiras, e, no ano passado, quando comandou o Atlético-MG até o primeiro jogo da final diante do Grêmio. Com uma experiência quase acadêmica em jogos decisivos da Copa do Brasil, o treinador revela o que considera ser a chave para o sucesso.

 É um campeonato que tem um regulamento específico. Então, é muito importante que você saiba jogar a competição. São detalhes que naturalmente todos sabem, mas que devem ser colocados em prática na hora que acontecem. Por exemplo, o jogo fora, o jogo em casa e a estratégia que vai ser usada nessas situações. Os times que comandei tinham em comum uma boa estrutura, tecnicamente eram boas equipes, mas, principalmente, existia um espírito competitivo muito grande – destacou.

A trajetória de Marcelo na Copa do Brasil começou em 2010 à frente do Paraná. De lá pra cá foram 34 vitórias, 11 empates e 14 derrotas, com um aproveitamento superior a 63%. O comandante não esconde seu carinho pelo campeonato e a importância que a competição teve na sua carreira:

 É uma competição nacional de grande importância. O fato de dar uma vaga na Libertadores ao campeão a deixou ainda mais disputada. Teoricamente você tem um caminho mais curto em relação ao Campeonato Brasileiro, mas não é fácil chegar a tantas finais por clubes diferentes. Tanto pelo Coritiba, pelo Cruzeiro, e posteriormente com Palmeiras e Atlético-MG, isso gerou uma experiência muito importante pra minha carreira.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics