Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 1997

Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 1997

Na nona edição da competição, o Tricolor Gaúcho conquistou pela terceira vez o título da Copa do Brasil de forma invicta. Relembre!

Grêmio, campeão Copa do Brasil 1997 Grêmio, campeão Copa do Brasil 1997
Créditos: Divulgação/José Doval/Agência RBS

Com 45 participantes na edição de 1997, a Copa do Brasil sagrou o tricampeonato do Grêmio naquele ano. Foram cinco vitórias e cinco empates até o título, tendo Paulo Nunes como artilheiro da competição. O atacante marcou nove gols na campanha invicta do Tricolor Gaúcho.

No primeiro jogo do Grêmio, vitória por 3 a 2 diante do Fortaleza, no Castelão. Na volta, 3 a 1 e vaga garantida na fase seguinte. Diante da Portuguesa, vitória por 2 a 1, em Porto Alegre, e empate em 1 a 1 no Canindé. Nas quartas de final, o Tricolor bateu o Vitória por 2 a 0 no Olímpico e empatou por 3 a 3 na volta. Diante do Corinthians, na semifinal, vitória por 2 a 1, no Morumbi, e empate em 1 a 1 em casa.

A finalíssima foi decidida contra o Flamengo. No primeiro jogo, o Grêmio segurou o empate em 0 a 0 com dez jogadores em campo (teve Dinho expulso). No Maracanã, diante de quase 100 mil presentes, conquistou o título de forma emocionante. João Antônio abriu o marcador para o Tricolor logo no início de jogo. Ainda na primeira etapa, o time da casa virou com gols de Lúcio e Romário. Quando a partida se encaminhava para o final e a torcida flamenguista já começava a comemorar o título, Roger desceu pela esquerda e cruzou. A bola raspou no marcador e chegou até Carlos Miguel, que entrava em velocidade. Ele deslocou o goleiro Zé Carlos e empatou o jogo: 2 a 2 e o terceiro título do Grêmio na Copa do Brasil.

Relembre a trajetória do campeão:

PRIMEIRA FASE
18 de março - Fortaleza 2 x 3 Grêmio - Castelão
25 de março - Grêmio 3 x 1 Fortaleza - Olímpico

OITAVAS DE FINAL
4 de abril - Grêmio 2 x 1 Portuguesa - Olímpico
8 de abril - Portuguesa 1 x 1 Grêmio - Canindé

QUARTAS DE FINAL
18 de abril - Grêmio 2 x 0 Vitória - Olímpico
3 de maio - Vitória 3 x 3 Grêmio - Fonte Nova

SEMIFINAL
8 de maio - Corinthians 1 x 2 Grêmio - Morumbi
15 de maio - Grêmio 1 x 1 Corinthians - Olímpico

FINAL
22 de maio - Grêmio 0 x 0 Flamengo - Olímpico
27 de maio - Flamengo 2 x 2 Grêmio - Maracanã

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser