Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 2001

Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 2001

Em 2001, Imortal se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil ao derrotar o Corinthians na final!

Elenco campeão da Copa do Brasil 2001 Elenco campeão da Copa do Brasil 2001
Créditos: Grêmio Oficial

Em 2001, a Copa do Brasil contou com 64 equipes em busca do título da competição. Ao final de 117 partidas disputadas, Grêmio e Corinthians reeditaram a final de 1995. Seis anos antes, o Timão se sagrou campeão pela primeira vez da Copa do Brasil em sua estreia na decisão do torneio. O Grêmio chegava a sua quinta final. Em 2001, a história foi contada por outro vencedor: o Tricolor, comandado pelo técnico Tite derrotou o Timão em duas partidas e levantou a taça da Copa do Brasil pela quarta vez. Artilheiro e destaque da equipe na conquista, Marcelinho Paraíba anotou seis gols na campanha, atrás de Washington – o Coração Valente – a época atacante da Ponte Preta, que marcou 11 vezes na competição.

O Grêmio estreou na competição na fase classificatória, contra o Vila Nova-MG. A equipe gaúcha foi derrotada fora de casa por 3 a 2 na partida de ida, mas se recuperou e venceu o confronto de volta por 4 a 1 no Olímpico. Na fase seguinte, o Grêmio enfrentou o Santa Cruz-PE e perdeu a primeira partida por 1 a 0 no Arruda. Na volta, os comandados de Tite fecharam a classificação com uma vitória de 3 a 1 no Olímpico. Nas oitavas, o Grêmio superou o Fluminense com uma vitória por 1 a 0 em Porto Alegre e um empate sem gols no Maracanã. Nas quartas de finais, um duelo de Tricolores: o Grêmio derrotou duas vezes o São Paulo. No Olímpico, vitória por 2 a 1. No Morumbi, vitória de 4 a 3 e classificação para a próxima fase. Nas semifinais, a equipe gaúcha derrotou o Coritiba nas duas partidas e carimbou a vaga para enfrentar o Corinthians na final.

A finalíssima contra o Timão marcou o reencontro entre Grêmio e Corinthians depois do duelo na decisão de 1995. Na primeira partida, no Olímpico, um movimentado empate por 2 a 2. O Tricolor saiu em desvantagem no placar e foi buscar a igualdade com duas bolas na rede de Luís Mário, após sair perdendo por dois gols. Na volta, no estádio do Morumbi, o Grêmio passou por cima da vantagem do Corinthians e derrotou o time da casa por 3 a 1, com gols do artilheiro Marcelinho Paraíba, Zinho, além do gol anotado pelo zagueiro tricolor Marinho. Foi o suficiente para o Grêmio conquistar pela quarta vez o título da Copa do Brasil em sua história. 

Relembre a campanha do tetracampeonato do Grêmio:

FASE CLASSIFICATÓRIA

14/03 - Vila Nova-MG 3 x 2 Grêmio-RS - Castor Cifuente, Nova Lima (MG)

21/03 - Grêmio 4 x 1 Vila Nova-MG - Olímpico, Porto Alegre (RS)

SEGUNDA FASE

18/04 - Santa Cruz-PE 1 x 0 Grêmio - Arruda, Recife (PE)

26/04 - Grêmio 3 x 1 Santa Cruz-PE - Olímpico, Porto Alegre (RS)

OITAVAS DE FINAL

02/05 - Grêmio 1 x 0 Fluminense-RJ - Olímpico, Porto Alegre (RS)

09/05 - Fluminense-RJ 0 x 0 Grêmio - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

QUARTAS DE FINAL

16/05 - Grêmio 2 x 1 São Paulo-SP - Olímpico, Porto Alegre (RS)

23/05 - São Paulo-SP 3 x 4 Grêmio - Morumbi, São Paulo (SP)

SEMIFINAL

30/05 - Grêmio 3 x 1 Coritiba-PR - Olímpico, Porto Alegre (RS)

06/06 - Coritiba-PR 0 x 1 Grêmio - Couto Pereira, Curitiba (PR)

FINAL

10/06 - Grêmio 2 x 2 Corinthians-SP - Olímpico, Porto Alegre (RS)

17/06 - Corinthians-SP 1 x 3 Grêmio - Morumbi, São Paulo (SP)

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser